João 15:1-9

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Romanos 2:12-13

Romanos 2:12-13 Todo aquele que pecar sem a Lei, sem a Lei também perecerá, e todo aquele que pecar sob a Lei, pela Lei será julgado. Porque não são os que ouvem a Lei que são justos aos olhos de Deus; mas os que obedecem à Lei, estes serão declarados justos.
De maneira geral, lei é uma norma ou regra estabelecida com autoridade e tornada obrigatória para a manutenção da ordem em uma comunidade. No texto em questão, "a Lei", refere-se àquela dada por Deus ao povo de Israel, através de Moisés, quando estavam acampados em frente o monte Sinai, após saírem do Egito. Através dela Deus iniciou um processo de tornar-se conhecido ao povo revelando Sua vontade em diversas áreas da vida pessoal, social e espiritual. Por isso, obedecer a Lei, no Antigo T5estamento, significava fazer a vontade de Deus.
Por que Deus deu a Lei?
A intenção original de Deus não era a lei, mas a graça, que nos foi dada desde os tempos eternos (2Tm1:9), antes da criação do mundo, para que por meio dela tivéssemos vida e fossemos santos e irrepreensível diante Dele (Ef1:4). Por que então existe a lei e qual o seu propósito?
Gálatas 3:19 Qual era então o propósito da Lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o Descendente a quem se referia a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador.
Após o pecado de Adão a humanidade ficou arruinada e por mais de 1600 anos os homens viveram sobre a terra apartados de Deus. Ele não interviu e deixou que seguissem seu próprio caminho. Sua maldade era tanta que Deus decidiu extermina-los da face da terra (Gn 6:5-7). Se não fosse por Noé, um homem que andava com Deus, a raça humana terminaria ali. O amor de Deus falou mais alto, e Ele resolveu poupá-lo da destruição que viria sobre a terra com o dilúvio. Toda a humanidade foi destruída exceto ele os de sua família. Porém, eles também traziam em sua natureza a semente do pecado e como a terra foi repovoada a partir deles, a raiz do problema não foi removida e perdura até os dias de hoje.
Deus sabia que era impossível para o homem livra-se do pecado. Por isso Ele tinha um plano eterno, e começou então a desvendá-lo para resgatar a humanidade. Escolheu um homem chamado Abrão, habitante da cidade de Ur dos caldeus, separou-o para Si, o abençoou e prometeu que através dele, seriam abençoadas todas as famílias da terra. Deus começou a revelar-se a ele mais e mais intensamente e também lhe deu um filho, Isaac, que foi pai de Jacó, também chamado Israel e dessa família formou uma nação, a fim de cumprir sua promessa (Gn12:1-3). Eles trariam ao mundo Seu filho, por meio do qual revelaria Sua graça. Ele conservou seu povo no Egito por mais de 400 anos, para que se tornassem fortes e numerosos (Gn45:5-7, Ex1:7). Depois, tirou-os dela com grande poder (Ex14:21-22) para leva-los à terra de Canaã, que prometera a Abraão (Ex6:2-5). Enquanto caminhavam pelo deserto, rumo à terra prometida, chegaram ao monte Sinai (Ex19:1-6) e Deus, através de Moisés, firmou uma aliança com o povo entregando-lhes diversas leis que deveriam regulamentar seu relacionamento com Ele e entre si. Estas leis estão registradas nos livros de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio e são conhecidas com a "lei de Moises" ou a "lei de Deus", da qual fazem parte os "Dez Mandamentos".
Na lei havia mandamentos morais e cerimoniais. A lei moral estabelecia um padrão de conduta que mostrava como o homem deveria agir em suas relações interpessoais e com Deus. A lei cerimonial era constituída de um conjunto de normas e regulamentos para o culto a Deus, adoração, perdão dos pecados e gratidão.
Esse não era o plano original de Deus. A lei foi "acrescentada por causa das transgressões". Deus criou o homem bom e sem pecado, mas após a queda, ele passou a ter um comportamento indecente diante de Deus. Seus pensamentos, atos e atitudes se tornaram ofensas. Porém, ele não tinha conhecimento de que muitas de suas práticas rotineiras eram verdadeiros insultos a santidade de Deus. Por esse motivo, Deus deu a lei: para que o homem se tornasse consciente de suas ofensas (Rm5:20). Após ser acrescentada a lei, uma ofensa passou a ser uma transgressão. Antes da lei Deus tolerou muitos pecados (Rm4:15), mas depois dela, eles se tornaram transgressões da lei.
A transgressão é o pecado concretizado, a quebra do mandamento, a violação da lei. É a evidencia da rebelião interior. A palavra hebraica mais comumente traduzida por "transgressão" no Antigo Testamento significa "revolta", "rebelião". É a lei que faz aparecer a rebelião na forma de transgressão.
A transgressão ocorre quando somos atraídos pelos desejos pecaminosos do nosso coração e cedemos a eles (Tg1:14-15). O que nos informa que o ato em questão foi uma transgressão é a lei. Ela diz: "isso é errado" ou "não faça tal coisa", porém, eu sou atraído por meu coração pecador e sendo seduzido, acabo pecando. Olho novamente para a lei e ela confirma que o que fiz está errado. Assim, pela lei, fico sabendo que pequei.
Deus sempre soube da condição do coração humano, mas o próprio homem não conhece sua condição de pecador. Ele pensa que suas más obras são perfeitamente normais e não reconhece que elas ofendem ao Senhor. Sua consciência está cauterizada, não o acusa quando comete um pecado. O que Deus sabe também precisa ser manifesto ao homem, para que este tenha consciência que é pecador.
Romanos 3:20 Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à Lei, pois é mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.
O pecado é revelado pela lei e não a verdadeira justiça de Deus. Quando a Lei diz "não mentirás", afirma que mentir é pecado, assim, a pessoa que mentir se torna consciente que pecou. Por isso ela não pode tornar alguém justo, mas sim consciente de que é pecador. A consciência do pecado traz à pessoa sentimentos de culpa e condenação, dos quais não consegue se livrar sozinho. Ela percebe então que precisa de salvação, perdão, justificação e libertação.
Gálatas 3:23-24 Antes que viesse essa fé, estávamos sob a custódia da Lei, nela encerrados, até que a fé que haveria de vir fosse revelada. Assim, a Lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé.
A intenção original de Deus era a graça, mas a lei foi dada para tornar o homem consciente do pecado, preparando-o para que pudesse ser salvo pela graça. Foi o Senhor Jesus quem manifestou a graça de Deus aos homens. Nele, a lei cumpre seu principal propósito: ela aprisiona todos debaixo de si e os leva a Cristo para serem libertos e salvos pela graça, mediante a fé. Por isso o texto diz que a lei foi o nosso tutor até Cristo. Se, porém,uma pessoa não reconhece em Cristo a justiça que em pela fé, a lei não cumpre nela o seu propósito; ela permanece aprisionada a lei e não tem acesso à graça.
Por que a Lei não Produz Vida?
Gálatas 3:21-22 Então, a Lei opõe-se às promessas de Deus? De maneira nenhuma! Pois, se tivesse sido dada uma lei que pudesse conceder vida, certamente a justiça viria da lei. Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, a fim de que a promessa, que é pela fé em Jesus Cristo, fosse dada aos que crêem.
A lei não é uma solução definitiva, pois não muda o princípio de vida natural do ser humano. Quando Adão comeu do fruto do conhecimento do bem e do mal, este passou a ser seu princípio de vida, seus olhos foram abertos e ele passou a agir baseado no conhecimento que tinha do o que era certo ou errado. Este é o princípio que guia todo homem: "se considero certo eu faço, se considero errado não faço". Mas baseado em que? Quais são os parâmetros? A lei deu ao homem um parâmetro: "isso é certo", "isso é errado", "faça isso", "não faça aquilo". Isso mostra que ela funciona baseada no mesmo princípio de vida do homem pecador - o certo e o errado, o bem e o mal. Ela foi feita para ser aplicada a alguém que está vivendo de acordo com o princípio do conhecimento do bem e do mal. Por isso ela não pode produzir vida.
A lei sempre diz o que fazer e o que não fazer, atuando apenas nas coisas exteriores, sem atingir a natureza humana pecadora. Ela não elimina a raiz do pecado nem muda a natureza humana, por isso não satisfaz plenamente a justiça de Deus, como está escrito: "ninguém será justificado pelas obras da lei".
Por ter essa natureza maligna, o homem rouba, mente, mata, adultera, etc. A lei então diz: não minta, não roube, não mate, não adultere, etc., tratando apenas com o efeito e não com a causa. Ela diz "não peque", mas não concede poder para não pecar. A lei evidencia o que o ser humano é, mas não concede poder para ele ser diferente. Ele, por si mesmo, não pode vencer o pecado e satisfazer a justiça de Deus. Precisa de um milagre interior, algo que substitua seu coração arruinado por outro, precisa de uma mente renovada, precisa ser perdoado de seus pecados e, mais ainda, precisa ser livre do pecado e viver baseado em outro princípio de vida.
A lei não consegue fazer isso. Voltando ao exemplo da árvore e dos frutos, vemos que a lei só é capaz de remover alguns frutos, mas não tem poder sobre a raiz do pecado. Podemos remover quantos frutos desejarmos, mas a árvore, com sua forte raiz, irá produzi-los novamente junto com outros mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Arquivo do blog