[Cristo] tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz (Cl 2:14-15).
Satanás manipula as pessoas utilizando o poder da morte. Todos os homens temem morrer, ir para o inferno e de lá não sair. Todos os seres humanos, sem exceção, morrem, porque todos pecaram, e o salário do pecado é a morte (Rm 6:23). Quando alguém morre, sua alma vai para um lugar chamado Hades, que retém os mortos (Lc 16:23 - VRC). A porta do Hades tem apenas entrada; nela não há saída, isto é, quem ali entra não consegue retornar.
O Senhor Jesus, todavia, venceu a morte, pois Nele há o poder da ressurreição. Ele não estava sob os poderes do mundo presente (Jo 8:23), por isso Sua obra rompeu os grilhões da morte e do Hades. Aleluia! Podemos ver em Hebreus 2:14-15: “Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida”.
Deus é santidade e justiça. Por amor a nós, Ele enviou Seu próprio Filho na forma humana. Antes, como Deus incorpóreo, Ele era apenas Espírito, porém, para nos salvar, o Senhor Jesus foi gerado em Maria, por obra do Espírito Santo (Mt 1:18), e fez-se um homem de carne e sangue como nós, mas sem pecado (Hb 4:15b).
Na carne do homem habita o pecado. No entanto, na carne do Senhor Jesus não havia pecado; Ele tinha apenas a semelhança da carne do pecado. Por esse motivo, o Senhor Jesus, ao ser crucificado, levou os pecados do mundo inteiro à cruz (Rm 8:3; 1 Jo 2:2). Além disso, por Seu precioso sangue, Ele nos resgatou e providenciou o perdão dos pecados (1 Pe 1:18-19; 1 Jo 1:7). O Senhor Jesus satisfez os requisitos da santidade e da justiça de Deus. Na cruz, Ele triunfou sobre o diabo e o destruiu. Satanás talvez tivesse pensado que Jesus, ao morrer, se tornaria seu refém. Porém o Senhor ressuscitou ao terceiro dia, rompendo as portas do Hades e abrindo-lhe uma saída. Aleluia! Em ressurreição, Cristo levou cativo o cativeiro, libertando aqueles que estavam escravizados nas mãos de Satanás (Ef 4:8; Sl 68:18). Glória a Deus! Esse é o poder salvador da vida de ressurreição! Essa é a obra vitoriosa do Senhor!
Graças a Deus por ter-nos livrado do domínio do inimigo! Antes, por causa do pavor da morte, estávamos sujeitos a Satanás. Agora, porém, o Senhor já nos salvou, pois Ele mesmo, em carne e sangue, triunfou na cruz sobre o pecado, anulou o poder da morte e destruiu o diabo.
Quando cremos na obra redentora do Senhor Jesus, também cremos que o nosso velho homem foi crucificado juntamente com Ele na cruz. Cristo ressuscitou dentre os mortos; a morte já não tem domínio sobre Ele, por isso não precisamos temer o Hades nem a morte (Rm 6:5-9). Aleluia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário