João 15:1-9

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O HOMEM TRIPARTIDO





Um homem completo, que possui corpo, alma e espírito (1 Ts.5:23)

I.            CORPO É A PARTE FÍSICA OU BIOLÓGICA, Ele possui 5 órgãos de sentido para perceber o mundo material. São eles: visão, audição, olfato, tato e paladar.


II.          A ALMA É A PARTE PSICOLÓGICA, que é composta basicamente por: mente, vontade e emoção. Para compreender a Bíblia, você usa a mente (2 Pe. 3:1). Então, com a sua vontade decide consagrar-se ao Senhor (1 Cr. 22:19). E finalmente, surge uma grande alegria da sua emoção (Is. 61:10)



III.        O ESPÍRITO É A PARTE MAIS PROFUNDA, escondida e misteriosa do homem (Sl. 51:6 ASV*), que serve para contatar Deus (Jo. 4:24). Ele possui três funções: consciência, comunhão e intuição.

- A CONSCIÊNCIA nos acusa ou defende, reprova ou aprova (Rm. 2:15)
- PELA COMUNHÃO é que contatamos e adoramos a Deus (Jo. 4:23)
- E PELA INTUIÇÃO podemos ter uma percepção ou orientação direta de Deus, sem interferência da nossa alma (Mc. 2:6,8)



IV.         PODEMOS SEPARA CLARAMENTE ALMA DE ESPÍRITO quando a Palavra de Deus penetra em nosso interior (Hb. 4:12)



V.           SEGUNDO O ARRANJO DIVINO, o espírito do homem deve controlar a sua alma e o seu corpo (Rm. 8:6; Pv. 20:27).

*Sl. 51:6 – ASV (American Standart Version): “Eis que te comprazes, na verdade, nas partes interiores, e na parte escondida me fazes conhecer a sabedoria”.

I Ts. 5:23







Rm. 8:6
Pv. 20:27

3 comentários:

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Arquivo do blog