João 15:1-9

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.

domingo, 20 de novembro de 2011

A Raça criada e a Raça Chamada


                  O Senhor Jesus veio da descendência de Davi e de Abraão (Mt 1:1). Nos primeiros dois mil anos da história da humanidade, o homem criado por Deus caiu em pecado, e a descendência de Adão deu origem a vários reinos na terra. Temos o exemplo de Ninrode e o princípio do seu reino, que foi Babel. Ele edificou uma alta torre para alcançar os céus e tornar célebre seu nome (Gn 10:8-10; 11:4).
                  Não era esse o reino que Deus queria, pois este era o resultado de uma obra satânica, uma imitação, bem diferente do reino que Deus desejava estabelecer na terra. Desde o princípio, Deus já queria trazer Seu reino para a terra. Satanás, contudo antecipou-se, por meio de Ninrode, construiu o reino de Babel. Deus porém rejeitou esse reino.
                  Então, nos segundos dois mil anos, Deus chamou Abraão e lhe prometeu que faria dela uma grande nação. Ele prometeu o reino a Abraão, isto é, por meio de Abraão o reino de Deus surgiria na terra. Dessa grande nação, descendeu Davi (Gn 12:1-2). Por isso o senhor Jesus era Filho de Abraão e também Filho de Davi (Mt 1:1).
                  Como sabemos, de Abraão nasceu Isaque, e deste, Jacó, de quem procederam doze patriarcas. Os filhos de Jacó, invejosos de José, venderam-no para o Egito. O Senhor porém, foi com ele e, depois que José foi constituído governador daquela nação por Faraó, sobreveio uma grande fome em todo o Egito, assim como em Canaã. Isso fez com que Jacó descesse para lá com toda sua parentela. No início desfrutaram do melhor daquela nação, mas, por fim, tornaram-se escravos e foram tratados com astúcia por um Faraó que não conhecera José (At 7:8-19).
                  O Senhor que é misericordioso e amoroso, por meio de Moisés libertou o povo de Israel, tirando-o da opressão de Faraó. Deus tirou os Israelitas de lá, levando-os sobre asas de águia, e os fez chegar a Si (Êx 19:4). O Senhor havia permitido que seu povo ficasse no Egito por aproximadamente quatrocentos anos; ali eles foram subjugados ao reino do mundo. O desejo do Senhor, contudo, era trazer Seu reino para a terra por meio de Seu povo.
                  Assim como o homem, que vive sob a influência da alma, sempre acha que pode fazer algo para Deus, o povo de Israel, por estar acostumado a viver sob a influência da alma, não percebia o quanto vivia nela. Certa vez disseram a Moisés: “Tudo o que o Senhor falou, faremos” (v. 8) Deus então, deu ao povo dez mandamentos (20:1:17). Deles surgiram as leis, ordenanças e estatutos, mas o povo não foi capaz de cumpri-los e muito menos de trazer o reino de Deus à terra.
                  Quanto ao reino de Deus estabelecido nos céus, não há problema; difícil é trazê-lo para a terra, para se fazer Sua vontade aqui. Tanto o homem criado como o povo de Israel tentaram fazer a vontade de Deus, mas por praticamente quatro mil anos não conseguiram, pois viviam sob o controle da vida da alma. Deus, entretanto, não desiste de Sua vontade, por isso Ele mesmo veio executá-la, enviando Seu Filho, Jesus Cristo.
                  Agora estamos nos terceiros dois mil anos e o Senhor ainda quer cumprir Sua palavra revelada em Gênesis 1:28b: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a”. Deus ainda quer que Seu reino chegue à terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Arquivo do blog