João 15:1-9

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Uma Escolha Para a Vida Toda


A vida é cheia de escolhas. Algum dia você tomará uma decisão com a qual conviverá pelo resto de sua vida. Tome essa decisão de acordo com a Palavra de Deus, de forma tal que, à medida que os anos passem, você possa dizer: "Louvado seja Deus pela esposa maravilhosa ou pelo marido maravilhoso que Ele me deu!"

”Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor” (Provérbios 18:22).

Nesse versículo, Deus fala através do sábio e está se referindo a uma escolha básica na vida de um homem, a de uma esposa. Ao considerar o texto, leve em conta também as palavras do grande expositor bíblico Martin Lloyd Jones. Escrevendo sobre a escolha de uma esposa, ele disse: “Certifique-se de que você possui um conceito cristão de casamento, pois ele é único”. Ele continua: “Por mais ofensivo que possa parecer, é preciso dizer que o conceito comum de casamento é puramente físico. É algo que se alicerça quase que exclusivamente na atração física e no desejo pela satisfação física. Trata-se da legalização da atração e da satisfação físicas”.

É tão comum a união sagrada do matrimônio ser tratada assim, tornando-se algo que só aumenta as estatísticas de divórcio. Por não possuírem um verdadeiro conceito de casamento, pois são completamente dominadas por instintos e impulsos carnais, para essas pessoas, o casamento não passa de uma união alicerçada pura e simplesmente no que é físico e nunca vai além disso. Caro leitor, sua escolha deve ser, necessariamente, menos superficial!

Em provérbios 18:22 o escritor diz que uma esposa é algo excelente, não algo que satisfaz. Ela traz mais do que satisfação, quem a encontra recebeu uma bênção do Senhor. Se, enquanto vivia no Jardim do Éden não era bom para o homem estar só, muito menos será bom viver sozinho neste mundo de tantas preocupações e problemas. É melhor que sejam dois, visando ajuda mútua, auxílio e compreensão. Algo excelente significa que a esposa será alguém que o auxilie e corresponda aos seus anseios.
A piedade tem lugar apenas e tão somente quando o homem se casa “no Senhor” e com alguém que pertence ao Senhor. Ao escolhermos alguém para toda a vida, porque não nos deixamos dissuadir pela deformidade da alma da pessoa ao invés de ficarmos encantados com a beleza física, que nos engana e atrai com tanta facilidade? Palavras tremendas! Mas como alguém pode fazer essa escolha?

Devido aos impulsos que Deus inseriu na vida de todos nós, reparar no sexo oposto é uma reação natural. Mas como é que você enxerga as pessoas do sexo oposto? O que é que você procura? Qual é a primeira coisa que prende sua atenção? E por quê? Para quê? Qual é o mecanismo de atração? Ele é estritamente físico, como lemos na citação de Martin Lloyd Jones? É apenas procurar por algo que satisfaça desejos físicos, ou seu desejo é ter a(o) companheira(o) que Deus reservou para você?

À medida que consideramos a verdade: “Quem encontra uma esposa encontra algo excelente”, veremos nas Escrituras que algumas pessoas fizeram escolhas ruins.

Penso em Manoá, ele encontrou algo excelente (confira em Juízes 13). Jó, por outro lado, como lemos em Jó 2:9, fez uma opção que não foi muito boa. Sua esposa o encorajou a amaldiçoar Deus e a morrer! O que você acha de viver com alguém assim pelo resto da sua vida? Com um cônjuge que passa a vida toda despendendo suas energias, investindo seu poder de persuasão e fazendo sugestões para levá-lo a ir contra a vontade revelada de Deus? Essa é uma péssima escolha.

Sansão também fez uma escolha ruim quando disse a seus pais: “Vi uma mulher filistéia em Timna; consigam essa mulher para ser minha esposa” (Juízes 14:2)”. Se você observar atentamente as palavras dele, o que Sansão está dizendo? “Ela me excita! Ela satisfaz meus desejos! Consigam essa mulher para mim!”.

A frase “cada qual com seu igual” normalmente é verdadeira. Às vezes, porém, uma maravilhosa garota é seduzida por uma figura estranha, e o resultado é lamentável e desagradável! O Apóstolo Paulo nos oferece uma saudável perspectiva na carta que escreveu à igreja de Corinto. Em 2 Corintios 6:14, ele diz: “Não se ponham em jugo desigual com descrentes...”.

Considere o que a Bíblia diz acerca de não estar em jugo desigual.

a) MESMO DESTINO
Alguns jovens têm entregue seu coração a pessoas que possuem destinos diferentes. Quando uma pessoa confia em Cristo como seu Salvador, tal decisão muda para sempre seu destino.

b) MESMA DIREÇÃO
Estamos caminhando no mesmo rumo?

c) MESMA DEVOÇÃO
A mesma devoção, a devoção piedosa é a base de tudo. As mulheres, principalmente, devem estar atentas a isso, pois o homem é o líder espiritual do lar.

d) MESMOS DESEJOS
Não sei dos anseios que você acalenta, mas os desejos que você partilha com sua esposa devem combinar. Sabe o que começa a acontecer com os desejos? Você começa a compartilhá-los e, caso eles não se encaixem, você está em apuros.

e) MESMA DILIGÊNCIA
É preciso ter a mesma diligência ou responsabilidade. Você já observou alguma vez os hábitos de trabalho ou de estudo de uma pessoa? Essa questão é muito importante, pois precisa combinar com seu jeito de ser.

Enquanto você pensa na diligência, considere agora alguém que de fato encontrou algo excelente. O relato encontra-se em Gênesis 24. Seu nome é Isaque, e podemos aprender muito com ele. Como ele encontrou sua esposa? Através da oração. Isaque encontrou sua esposa à medida que se comprometia diligentemente em oração com seu Deus.Enquanto orava, seu coração entrava em sintonia com a vontade de Deus para ele. Você está fazendo este tipo de oração fervorosa: “Senhor Deus, sintonize meu coração, transforme meu sistema de valores, ajude-me a focar nas coisas certas”?

Em Isaque também se observa que ele não apenas dependeu de Deus, mas também confiou na direção espiritual vinda de Deus. Não opte por essa atitude mundana: “Não me importo com o que as pessoas dizem. Lá está ela. Quero ela pra mim”, que foi exatamente a abordagem utilizada por Sansão. Por isso ele se meteu em grandes encrencas. Não tenha pressa!

Alguns jovens agem como se a linha de produção fosse parar e não sobrará ninguém para eles. Eles pensam: “Se não conseguir uma esposa ou marido agora, vou ficar pra titio(a)”.

Jack Wyrtzen, o fundador do Ministério Palavra da Vida, disse inúmeras vezes: “Bênção singular é melhor do que maldição dupla”. Espere em Deus! Quem sabe isso soe muito distante da realidade, mas Deus conhece sua necessidade de um cônjuge. Deus não é sádico nem ascético. O momento de Deus é o melhor. Espere nEle!

Por fim, podemos ver, a partir da escolha feita por Isaque, que não devemos permitir que nossas emoções e paixões controlem nosso coração.
“E escolheu para nós a nossa herança... (Salmo 47:4)"

Enxerguemos além do rosto e da “embalagem”, de forma a encararmos certos fatos, fatos como conversão, compromisso, compaixão e, por fim, complemento.

A expressão “que lhe auxilie e corresponda” (Gn 2:18)” significa “complemento”. Ela/Ele completa você? Será que ela/ele vai completar ou complicar sua vida?

“Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração” (Crônicas 16:9a).
(compilado de “Uma escolha para a vida toda!” – de Joe Jordan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Arquivo do blog