João 15:1-9

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Cristo Nossa Porção

Colossenses 1:12 diz, "Dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz". Na Versão King James a palavra "porção" é traduzida como herança, mas porção é o significado adequado da palavra grega. O próprio Cristo é a porção dos santos. Deus deu Cristo a nós como um presente (Jo. 3:16), e este presente é nossa porção. Após me tornar um Cristão, durante vários anos, eu sabia que Cristo era meu Salvador (Atos 5:31), Senhor (Atos 2:36), e vida (Cl. 3:4). Porém, eu não percebi que Cristo era a porção dos santos. Cristo como a porção dos santos não é tão simples ou pequeno. Como nossa porção Ele está relacionado a Deus, a criação, e a nova criação. A nova criação é a igreja como o Corpo de Cristo. Cristo é a imagem do Deus invisível (Cl. 1:15). Deus é invisível (Jo. 1:18; 1 Tim. 1:14-17; 6:16), contudo Cristo é a imagem, a expressão exata, a explicação, e definição, do Deus invisível. Sem Ele, nós não podemos conhecer Deus ou ver Deus. Cristo não somente é a imagem do Deus invisível, como também o Primogênito de toda a criação (Cl. 1:15). Isto significa que Ele é o primeiro item de toda a criação. Como o Primogênito, Ele tem a primazia, a preeminência, em toda a criação. O versículo 16 diz, "Pois, Nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio Dele e para Ele". "Nele" significa no poder da Pessoa de Cristo. Todas as coisas foram criadas no poder do que Cristo é. Toda a criação sustenta as características do poder intrínseco de Cristo. "Por meio Dele" indica que Cristo é o instrumento ativo pelo qual a criação de todas as coisas foram processadas. Finalmente, "Para Ele" indica que Cristo é o fim de toda a criação. Todas as coisas foram criadas para a Sua possessão. Toda a criação subsiste agora juntamente em Cristo (v. 17) e será Sua herança. A porção dos santos inclui Cristo como a corporificação do Deus Triúno. Colossenses 1:19 diz: "Porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude". A plenitude da Deidade habita Nele corporalmente (Cl. 2:9). Ele é a corporificação exata de Deus, assim, Deus é corporificado Nele e expressado por meio Dele. Nesta questão, nós devemos checar a nós mesmos: Quanto nós desfrutamos diariamente de Cristo como tal porção? Quanto nós desfrutamos Dele como a porção de Deus corporificado Nele ou como a porção de Deus expressado por meio Dele? Nós O desfrutamos a tal ponto? Cristo como nossa porção é muitos outros itens no livro de Colossenses, tal como o Cabeça do Corpo, o Primogênito de entre os mortos (1:18), e tudo em todos no novo homem (3:11). Como o Primogênito de entre os mortos, Ele é o primeiro ressuscitado de entre os mortos. Assim, Ele é o primeiro na nova criação de Deus, em ressurreição. Ele não só é o0 Cabeça do Corpo, mas Ele também é tudo dentro do novo homem. Ele é a vida dos santos hoje e a esperança deles da glória para o futuro (3:4). Colossenses 3:3 também diz que nossa vida está oculta com Cristo em Deus. ANDANDO NELE - A CHAVE PARA EXPERIMENTAR CRISTO COMO A PORÇÃO DOS SANTOS Colossenses 2:6-7 diz, "Ora, como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças". Nesta curta oração, há dois verbos significativos: "receber" e "caminhar". Como você recebeu a Cristo, andai Nele. A frase "andar Nele" não é tão simples. Nós caminhamos, não com Ele ou de acordo com Ele, mas Nele. Caminhar é viver, agir, se comportar de todo nosso ser. Embora as palavras mencionadas nestes versículos sejam simples, o pensamento transmitido revela muitos mistérios que são difíceis de entender. Nós podemos conhecer estas palavras simples, contudo nós temos que perguntar se temos ou não a experiência revelada aqui. O que significa em nossa experiência andar Nele, estando arraigados e alicerçados Nele? Nós precisamos ser esses que andam em Cristo, vivem em Cristo, e se movem em Cristo. PERMANECENDO NO ESPÍRITO PARA DESFRUTAR CRISTO Em 1 Coríntios 1:30 Paulo diz que ele é de Deus e que nós estamos em Cristo Jesus. Além disso, Paulo diz que Cristo tornou-se sabedoria a nós da parte de Deus que inclui três itens importantes na salvação de Deus: justiça, santificação, e redenção. Justiça refere-se à salvação inclusive a regeneração do nosso espírito. Isto é algo que aconteceu no passado. Santificação refere-se à transformação da alma (Rm. 6:19, 22). Isto é algo para o presente. Redenção que é algo para o futuro refere-se à transfiguração do nosso corpo (Rm. 8:23; Fl. 3:21). Assim, no passado nós tivemos nosso espírito regenerado pela justiça de Deus que é o próprio Cristo, nós estamos agora no processo de transformação da nossa alma, e no futuro nós teremos nosso corpo transfigurado. Todos estes aspectos de Cristo devem ser percebidos por nós em nossa experiência. Há uma verdadeira escassez do desfrute prático de Cristo entre os filhos de Deus. Todos nós temos que perceber quem é Cristo hoje. De acordo com 1 Coríntios 15:45b, Cristo hoje é o Espírito que dá vida. Ele seguramente é nosso Salvador, Senhor, e Mestre. Mas nós também devemos perceber que se Ele não fosse o Espírito que dá vida, Ele não poderia ser subjetivo para nós, percebido por nós, ou poderia ser desfrutado por nós. Cristo como o Espírito que dá vida não se refere a quem Cristo é, mas para quem Cristo é. Ele é o Espírito que dá vida. Se nós desfrutarmos Cristo, experienciar Cristo de uma maneira prática e real, nós saberemos e perceberemos que Cristo está em tal Espírito. Como o Espírito, Ele está esperando por nós para contatá-Lo. Por um lado, 1 Coríntios diz que Deus fez de Cristo sabedoria para nós: justiça, santificação, e redenção (1:30). Por outro lado, este mesmo livro nos fala que Cristo se tornou o Espírito que dá vida (15:45b). A maneira prática para desfrutarmos este Cristo é perceber que Ele é tal Espírito vivo e que espera para nós O contatarmos. Primeira Coríntios também nos fala que aquele que se une ao Senhor é um espírito (6:17). Ele é o Espírito que dá vida que habita em nosso espírito humano, e estes dois espíritos foram amalgamados juntos como um espírito (Jo. 3:6; 4:24; Rm. 8:16). Nós temos que contatá-Lo pelo nosso espírito que foi regenerado pelo Espírito Santo (Jo. 3:6). Nós temos um espírito humano regenerado com que contatar Cristo como o Espírito que dá vida. Nós precisamos exercitar nosso espírito (Jo. 4:24) contatar, desfrutar e experimentar Cristo dia a dia e a toda hora. Vamos ilustrar. Suponhamos que como um irmão, você tenha certas fraquezas, como um temperamento ruim ou orgulhoso. Como você poderia desfrutar Cristo para superar estas fraquezas? Se você perder sua paciência, isto provará que você já está fora de Cristo. Por estar fora de Cristo, você tem este problema. Se você permanecer em Cristo, o problema terminará. Para desfrutar Cristo como vitória sobre a sua fraqueza, você tem que permanecer Nele. Orar para que Ele o ajude a superar certos pontos é ineficaz. Nós devemos sempre vigiar e orar permanecendo em Cristo e nos voltando ao espírito. É muito simples. Volte-se ao espírito, para seu próprio espírito, seu espírito humano no qual o Espírito Santo habita. Se nós fossemos cristãos normais, nós permaneceríamos todo o tempo no espírito. Quando você está no espírito, você é um com Cristo, um espírito com o Senhor. No Novo Testamento, nós dissemos muitas vezes especialmente nas Epístolas, para fazer muitas coisas pelo espírito, como andar no Espírito (Gl. 5:16, 25), andar segundo o espírito (Rm. 8:4), orar no espírito (Ef. 6:18), servir no espírito (Rm. 1:9; 12:11), e ser cheios do espírito (Ef. 5:18). Permanecer no espírito não só se refere ao Espírito Santo, mas também ao nosso espírito humano que foi amalgamado com o Espírito Santo para ser um espírito. Nosso problema é que nós estamos fora freqüentemente deste espírito amalgamado que tenta fazer algo separado do Senhor. Confira sua experiência. Quando nós estamos no espírito, nós vemos as coisas de uma maneira, e quando nós estamos fora do espírito, nós vemos as mesmas coisas diferentemente. Quando nós estamos no espírito, nós temos uma compreensão, mas fora do espírito nós temos outra compreensão. ANDANDO NELE POR ANDAR NO ESPÍRITO O que significa andar Nele (Cl. 2:6)? Significa simplesmente andar no espírito. Quando você anda no espírito, vive no espírito, faz coisas no espírito, se move pelo espírito, e mantém seu ser no espírito, toda sua vida será mudada. Não há nenhuma necessidade de corrigir ou melhorar seu comportamento. Apenas permaneça no espírito, e você verá a mudança em sua vida. Haverá uma mudança automática e inconsciente. Não preste atenção a sua fraqueza. Se esqueça de suas fraquezas, problemas, e envolvimentos e simplesmente se volte ao espírito. Suponhamos que um irmão ou uma irmã de certa maneira precise de descanso, paz, ou conforto. Como ele ou ela poderia desfrutar de Cristo como descanso, paz, ou conforto? Alguns diriam de uma maneira muito natural que nós temos que confiar no Senhor e orar para que o Senhor nos conforte e nos conceda a Sua paz interior. Isto certamente não é errado. Porém, o segredo para desfrutar Cristo não é praticar desta maneira; pelo contrário, é permanecer no espírito. Aprenda a permanecer no espírito vigiando e orando (Mt. 26:41; Cl. 4:2; Ef. 6:18). Quando você vigiar e orar para permanecer no espírito, você terá paz. Às vezes quando você está numa situação difícil, você precisa de paz e conforto. Você pode ter tentado desfrutar Cristo como sua paz, mas você pode ter falhado. A razão para este fracasso é que você estava fora do espírito tentando desfrutar Cristo. O jeito certo é permanecer no espírito, voltar ao espírito; então você terá paz e descanso. É muito simples. Suponha que eu precise de orientação. Sempre que eu estou fora do espírito, eu estou vagando, sem saber para onde ir ou o caminho certo a tomar. Quanto mais eu considerar em minha mente, mais complicado eu ficarei. Do mesmo modo, quanto mais eu permanecer em minha mente considerando qual é a maneira adequada para tomar, mais indeciso e hesitante eu ficarei. Mas quando eu esqueço da minha própria orientação ou maneira certa e simplesmente vigio e oro, enquanto permaneço no espírito, eu fico claro sobre o caminho que preciso tomar. O problema é que é muito fácil para nós estarmos fora do nosso espírito. Quando nós estamos deprimidos ou "fora dele", não há nenhuma necessidade de sairmos do espírito porque nós já estamos fora do espírito. Se nós considerarmos nosso andar diário, dia a dia, de manhã à noite, nós perceberemos que nós freqüentemente não estamos no espírito. Se nós conferirmos nossa vida diária, a maior parte do tempo nós estamos em nossa mente, não em nosso espírito. Quando nós estamos na mente, nós não temos paz, nós não temos a presença de Cristo, e nós estamos em trevas. Mas quando nós voltarmos ao nosso espírito, imediatamente nós ficamos claros sobre as coisas, e nós temos a orientação, a paz, a paciência, e a unção interior. Esta experiência é muito simples, contudo nós a tornamos muito complicada. Nós não nos voltamos ao espírito. Pelo contrário, nós preferimos permanecer em nossa mente com nossas considerações, pedindo ao Senhor para nos ajudar nesta questão e fazer esta ou aquela coisa para nós. Nós precisamos nos voltar ao espírito todo o tempo. Esta é a única maneira para nós desfrutarmos Cristo todo o tempo. Talvez você esteja a ponto de discutir com sua esposa ou dizer algo aos irmãos. Não tente determinar não discutir ou falar a melhor palavra. Volte-se ao espírito. Espontaneamente, você saberá responder a sua esposa. Você também saberá o jeito certo para falar com seus filhos ou para ter comunhão com os irmãos. Quando nós estamos no espírito, nós temos certo ponto de vista; quando nós estamos em nossa mente, nós temos outro ponto de vista. Nós somos as mesmas pessoas com o mesmo ambiente, contudo depende de onde nós estamos - no espírito ou na mente. O modo prático para desfrutar Cristo é se voltar simplesmente ao espírito todo o tempo, permanecendo lá para contatar o Senhor. Não há nenhuma necessidade de você pedir-Lhe para ajudar ou fazer algo para você. Apenas contate-O, olhe para Ele, agradeça-O, louve-O, e adore-O. Esqueça de seus problemas, pontos fracos, e circunstâncias. Simplesmente permaneça no espírito para contatá-Lo, olhe para Ele, agradeça-O, louve-O, e adore-O. Você verá a diferença. Aprenda a fazer uma coisa - volte-se para o espírito todo o tempo. Permaneça no espírito para contatar o Senhor. Você verá o quanto Ele é para você. Ele é tudo que o que você precisa, tal como paz, orientação, e sabedoria. Nosso problema é que nós ficamos fora do espírito a maior parte do tempo. Nós temos que perceber a artimanha do inimigo e temos que vigiar e orar para sempre permanecer no espírito. Se pedirmos para o Senhor que nos ajude em alguma coisa, nós devemos Lhe pedir dia e noite, "Senhor, me ajude a permanecer no espírito. Ajude-me a guardar-me no espírito. Ajude-me a continuar no espírito". O Senhor é tão rico e ilimitado, contudo nós não podemos desfrutá-Lo fora do espírito. Há somente um lugar e somente uma maneira pela qual nós podemos desfrutá-Lo, isto é, nós temos que nos voltar ao espírito e permanecer em nosso espírito, contatando-O todo o tempo. Nós temos que fazer isto todo o tempo de manhã à noite, olhando para o Senhor para que possamos permanecer no espírito. 

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