João 15:1-9

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.

sábado, 12 de novembro de 2011

Lavar & Renovar



"não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, Ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo" (Tt 3:5)¹.

"Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, vida e permanente. (I Pe 1:23)¹


A salvação de Deus também ocorre por meio de uma ação: o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo. [Essa expressão também pode ser traduzida por "lavar da regeneração e da renovação do Espírito Santo".] Em grego, a palavra para regeneração no versículo 5 é diferente da palavraregenerado usada em 1 Pedro 1:23, que significa nascer de novo. Além desse versículo em Tito, essa palavra só é usada em Mateus 19:28, onde se refere à restauração no milênio. Aqui ela se refere à mudança de uma condição para outra. Nascer de novo é o início dessa mudança. O lavar da regeneração começa quando nascemos de novo e continua com a renovação do Espírito Santo, sendo o processo da nova criação de Deus para fazer de nós um novo homem. É um tipo de recondicionamento, reconstrução, remodelamento com vida. O batismo (Rm 6:3-5), o despojamento do velho homem, o revestimento do novo homem (Ef 4:22, 24; Cl 3:9-11), e a transformação pela renovação da mente (Rm 12:2; Ef 4:23) estão relacionados com esse processo maravilhoso. O lavar da regeneração elimina todas as coisas da velha natureza do velho homem, e a renovação do Espírito Santo dispensa ao nosso ser algo novo: a essência divina do novo homem. Isso envolve uma passagem da velha condição em que estávamos para outra completamente nova, da velha criação para a condição de uma nova criação. Portanto, tanto o lavar da regeneração como a renovação do Espírito Santo constituem uma obra contínua em nós por toda a vida até a completação da nova criação.

Extraído do Estudo-vida de Tito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Arquivo do blog