João 15:1-9

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.

terça-feira, 24 de julho de 2012

A Obra de Satanás




As obras de Satanás são diversas. A fim de que um cristão caminhe bem diante de Deus, ele deve aprender como resistir a Satanás. E para fazer isto, ele precisa discernir o que é a obra de Satanás. De acordo com o julgamento da Bíblia, muitas das assim chamadas coisas naturais, são de fato obras satânicas. De um ponto de vista humano, nós podemos considerar algumas coisas como sendo acidentais, naturais ou circunstanciais, mas a Bíblia distintamente as classifica como obras do diabo. A fim de seguir um curso seguro, os filhos de Deus não devem ser ignorantes dos ardis de Satanás, quão cheio de astúcia ele é, quão pretensioso e enganoso. Nós devemos reconhecê-lo a fim de resisti-lo.

1. A Obra de Satanás na Mente Humana
Mencionemos agora alguns dos ardis de Satanás pai a que possamos resisti-lo e vencê-lo diante do Senhor.
"Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e, sim, poderosas em Deus, para destruir fortalezas; anulando sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo." (2Co 10:4,5).
Satanás cerca o homem com fortalezas para impedi-lo de obedecer a Cristo. Sua esfera especial de trabalho se encontra na mente do homem, no seu pensar. Frequentemente o homem é bombardeado com especulações ou ideias as quais são contrárias à obediência de Cristo. Paulo diz que as armas da nossa luta contra isso não são da carne. Estas ideias devem primeiro ser destruídas antes de podermos levar nossos pensamentos cativos à obediência de Cristo.
A esfera da operação de Satanás está no pensar do homem. Ele injetará um pensamento, uma ideia, a qual parece de você mesmo. Sob este engano, você a aceita e usa como se fosse sua, embora na realidade seja dele.
Lembre-se que muitas coisas na vida de um cristão começam com especulações ou ideias. Muitos pecados são primeiramente cometidos na imaginação da mente. Muitas desavenças entre irmãos e irmãs surgem destas fantasias.
Além disso, há também aqueles pensamentos súbitos. Algumas vezes um pensamento surgirá inesperadamente, como um relâmpago, na mente de alguém, de que um certo irmão está errado. Muitos dos filhos de Deus não reconhecem tais pensamentos como sendo obra de Satanás. Uma pessoa pode considerar tal pensamento como seu e aceitá-lo como verdadeiro, pensando que o irmão realmente está errado. E todavia, isto não é verdade. Satanás é quem colocou o pensamento em sua mente. E como ele resistirá ao diabo? Ele deve dizer, "Eu não desejo este pensamento. Eu o devolvo a você Satanás". Se ele o aceitar, se tornará seu próprio pensamento. No início é de Satanás, mas se tornará desta pessoa se ela o mantiver em sua mente.
Os cristãos precisam saber o que a tentação Satânica é. A tentação satânica entra principalmente, se não exclusivamente, na forma de pensamento. Quando Satanás tenta as pessoas, ele não coloca um rótulo dizendo, "Isto é tentação satânica!" Se as pessoas soubessem que é de Satanás, elas o resistiriam. Não, ele se introduz furtivamente sem causar qualquer agitação. Todas as suas tentações são formuladas de tal maneira a não despertar facilmente os cristãos. Ele não deseja que suspeitem dele; antes, ele prefere mantê-los desapercebidos. Assim ele secretamente injeta um pensamento em suas mentes. Uma vez que eles o aceitam, isto se torna uma base de operação para Satanás.
Este é o motivo pelo qual os filhos de Deus precisam aprender como resistir a pensamentos desordenados. Contudo, eles também devem ser cuidadosos para não se tornarem extremamente atentos. Qualquer excesso a este respeito causará adicional confusão de pensamentos, levando-os a caírem mais ainda nos ardis do inimigo. Se alguém está concentrado nos seus pensamentos, seus olhos não estarão colocados no Senhor. Devemos, na verdade, resistir a pensamentos impróprios, todavia não devemos estar totalmente ocupados com nossos pensamentos.
Eu gostaria de proclamar em alta voz que nesses anos tenho visto dois extremos: algumas pessoas não exercem restrição nenhuma nos seus pensamentos; outras estão totalmente ocupadas com o lidar com seus pensamentos. Estas últimas estão tão enganadas por Satanás quanto as primeiras. Além disso, elas são prováveis candidatas a um colapso nervoso. Portanto, nós precisamos manter o equilíbrio correto. Não devemos permitir que Satanás nos tente injetando seus pensamentos; nem devemos estar absorvidos lidando com nossos pensamentos. Se nós constantemente estamos absorvidos com o lidar com nossos pensamentos, então caímos na tentação de Satanás, pois, ao invés de termos nossos olhos no Senhor, eles estão nos nossos pensamentos.
Os pensamentos satânicos podem ser resistidos muito facilmente. Há um ditado frequentemente citado por muitos servos do Senhor que diz, "Você não pode impedir que um pássaro voe sobre a sua cabeça, mas certamente pode impedi-lo de fazer um ninho nela". Lembre-se, então, que embora você não possa impedir muitos pensamentos de passarem pela sua mente, você pode impedi-los de se aninharem em você. Quando um pensamento lhe surge, você pode empurrá-lo para fora simplesmente dizendo: "Eu não o desejo. Eu não o aceitarei. Eu o rejeito." Então você verá que ele se vai.
Muitos dos filhos de Deus tem grande dificuldade com seus pensamentos. Eles não podem controlá-los facilmente. Das muitas cartas que tenho recebido nesses anos passados, a pergunta mais frequente é, "Como posso controlar meus pensamentos?" Alguns confessam que encontram especial dificuldade para controlar seus pensamentos durante seus períodos de oração. Neste ponto há alguma coisa que desejo dizer brevemente. "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento" (Fp 4:8), a Bíblia nos diz. Pense nessas coisas! Os filhos de Deus devem aprender a ocupar seus pensamentos pensando positivamente. Quanto mais eles usarem suas mentes positivamente, menos seus pensamentos estarão fora de controle. Muitos não são aptos para controlarem seus pensamentos porque eles não pensam; sua atividade mental é passiva. Isto fornece a Satanás a oportunidade para inserir alguns de seus muitos pensamentos já prontos, nas suas mentes.
Satanás não encontrará tanta facilidade para injetar seus pensamentos na sua mente se você aprender a utilizá-la para pensar em coisas espirituais, boas, justas, santas, pacíficas e amáveis. Quando sua mente está positivamente ocupada e seus pensamentos não são vãos, Satanás não tem oportunidade. Mas se a mente de um cristão está desocupada e inativa, então esta mente passiva e solta está aberta à infiltração satânica.
Por causa disto, os filhos de Deus devem exercitar suas mentes como exercitam seus corpos. Isto impedirá a entrada de pensamentos satânicos. Aprenda a reconhecer quais pensamentos são impuros, divisivos, e difamatórios, e então aprenda a resisti-los tão logo são descobertos como sendo do inimigo. Muitos pensamentos são claramente satânicos e portanto podem ser facilmente rejeitados. Alguns pensamentos, contudo, são muito sutis e portanto não são tão facilmente repudiados. Apesar disso, precisamos aprender a resistir a todos eles.
Satanás não é onisciente nem onipresente. Ele, contudo, se mantém informado de muitas coisas, pois através dos seus espíritos do mal, os anjos pecaminosos, ele difundiu uma rede de inteligência por toda aterra. Quando estamos inativos, Satanás facilmente coloca algo que ele conhece, mas nós não, em nosso pensamento. Ele injeta, em nossos pensamentos, o conhecimento que seu serviço secreto obteve. Ele nos faz fantasiar, imaginar alguma coisa, e assim coloca sua inteligência para dentro da nossa mente. Tão logo nós a consideramos e a aceitamos, ela se torna real para nós. Os filhos de Deus, portanto, precisam rejeitar toda comunicação de Satanás, mesmo que tais comunicações esclareçam alguma coisa. Nós devemos recusar conhecer qualquer coisa que não vem ao nosso conhecimento por revelação obtida através de oração.
O filho de Deus não deve ser curioso ou bisbilhoteiro. Agindo desta maneira, ele escapará de muitos pensamentos satânicos. Caso contrário, Satanás o suprirá continuamente com algumas das muitas coisas que ele conhece. O cristão pode, a princípio, pensar que tal conhecimento é benéfico. Contudo, se ele continuar a aceitar estes pensamentos, brevemente se tomará um fantoche nas mãos de Satanás. Satanás empregará a mente do cristão para fazer sua obra. É por esta razão que precisamos resistir a todo pensamento infundado. Sempre que um pensamento a respeito de uma falta de outro irmão relampeja na mente de alguém, se vem do pensamento da mente e não da consciência do Espírito, deve ser rejeitado. Se ele for aceito, finalmente se tornará uma convicção pessoal. Aquele que pensa que um irmão lhe fez algo errado, brevemente suporá ser isso real. Consequentemente, ele romperá a comunhão com seu irmão.
A menos que estes pensamentos sejam movidos no início, eles sairão de controle posteriormente. Quando as tentações satânicas invadem pela primeira vez a mente, elas se tornam “fatos” na mente, é muito mais difícil de se livrar delas. Por esta razão devemos lidar com os pensamentos. Devemos rejeitar todos os pensamentos impuros para que não pequemos. Precisamos ativamente utilizar nossa mente para que não vivamos uma vida relaxada e dispersa. Sob a luz de Deus, veremos que muitos pecados vem através do receber tentações no pensamento.
Deixe-me reiterar: depois de um pensamento ser resistido uma primeira vez, o assunto é considerado acabado. Quando o pensamento vem a segunda vez, deve ser ignorado. Em outras palavras, quando um pensamento vem a você pela primeira vez, resista-o por fé, crendo que ele foi embora. Se ele vier pela segunda vez, vem como uma mentira, não como verdade. Portanto, você deve considerá-lo como falso e declarar que já o resistiu. Tome esta posição até o pensamento fugir. Se você reconhecer o pensamento que retornou como verdadeiro, brevemente o encontrará tão preso a você que dificilmente você poderá se livrar dele. Muitas derrotas podem ser atribuídas a este erro. Se você resiste ao diabo, ele fugirá de você. Esta é a palavra do Senhor e ela é totalmente digna de confiança. Qualquer coisa que Satanás diz não é confiável. O Senhor diz, "Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tg 4:7). Portanto, aquilo que volta novamente tem de ser mentira e deve ser totalmente desacreditado.
Por que as mentes de tantos cristãos estão confusas? É porque eles estão sempre resistindo. "Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós", diz a Bíblia. Resista-o uma vez, e ele fugirá. Você deve crer que ele fugiu. Você não precisa resisti-lo muitas vezes. Simplesmente creia que ele fugiu, pois isto está de acordo com a Palavra de Deus. Qualquer coisa, então, que volta, não é verdade. Você pode perfeitamente dar-se ao luxo de ignorá-lo, e, se você o fizer, ele logo desaparecerá. Ele se esconde atrás da porta, tentando entrar; se você o considerar como verdadeiro, ele imediatamente entrará. Assim, o princípio básico é: Resista a primeira vez, ignore a segunda. Se a segunda vez de fato vier, você nem precisa resistir; tudo o que é necessário é não dar a menor atenção. Resistir a segunda vez é desacreditar a primeira resistência; resistir a terceira vez é refutar a primeira e segunda resistências, e assim por diante. Cada nova resistência significa uma maior descrença na resistência anterior. Porque você não crê no que o Senhor disse "Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós", você resiste centenas de vezes. Você estará ocupado em resistir desde o amanhecer até ao anoitecer. Quanto mais você pensa, mais confuso fica. Quanto mais você usa a sua mente, mais você sofre. Portanto, não resista tolamente. Simplesmente creia que uma vez resistido, o diabo fugirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br