João 15:1-9

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.

terça-feira, 3 de julho de 2012

" .. todo aquele que nele crê não pereça..."


Paulo assegura a salvação para as pessoas mais
improváveis: não para o trabalhador, mas para o que confia;
não para o fisicamente capaz, mas para o incapaz; não para o
santo opulento, mas para o falido e imprestável

Jesus reforçou essa idéia de tal forma que os tradutores
da edição Amplificada da Bíblia foram levados a escrever:
"Eu lhes dou a vida eterna, e nunca hão de perdê-la ou de
perecer ao longo dos séculos. [Por toda a eternidade, elas
jamais serão destruídas, de modo algum.] Ninguém poderá
arrancá-las de minha mão" (João 10:28).
Nós, pais, entendemos a decisão de Deus. Quando
nossos filhos tropeçam, não os negamos. Quando eles caem,
não os rejeitamos. Podemos castigá-los ou repreendê-los, mas
expulsá-los da família? Não podemos. Eles estão
biologicamente ligados a nós. Aqueles que nascem com nosso
DNA irão morrer com ele.
Deus, nosso Pai, imagina o mesmo relacionamento
conosco. Na salvação, nós nos tornamos "filhos de Deus"
(João 1:12). Ele altera nossa linhagem, redefine nossa
paternidade espiritual e, ao fazê-lo, assegura nossa salvação.
Para cumprir a missão, ele nos sela com seu Espírito. "Tendo
nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da
promessa" (Efésios 1:13). Uma alma selada por Deus está
segura.
Enquanto estava na faculdade, trabalhei por algum
tempo em uma fabrica de aspiradores de pó. Montávamos a
parte que ia da tomada ao tubo do eletrodoméstico. O último
passo na linha de montagem era "selar e despachar". A essa
altura, a empresa já tinha investido muitas horas e dólares no
utensílio. Por isso, eles tinham o maior cuidado para embalar
o produto. Envolviam-no em papel bolha, colocavam-no
dentro de uma caixa de isopor, fechavam a caixa com uma fita
adesiva bem resistente, imprimiam nela o endereço do
destinatário e a prendiam com tiras dentro do caminhão.
Aquele utensílio estava seguro. Mas, comparado ao cuidado
que Deus tem com seus santos, aquilo era apenas
trabalhadores jogando os utensílios sem proteção alguma na
parte de trás de uma picape. Deus nos sela a vácuo com sua
força mais poderosa: seu próprio Espírito. Ele reveste seus
filhos com uma armadura espiritual, nos cerca com seus anjos
e faz morada em nós. A rainha da Inglaterra deveria desfrutar
dessa segurança.
Cristo pagou um preço muito alto para que nós
ficássemos protegidos."O Espírito é a marca de propriedade
de Deus colocada em vocês, a qual é a garantia de que chegará
o dia em que Deus os libertará" (Efésios 4:30, NTLH).
Que diferença faz esta certeza!
Um piloto da força aérea contou-me sobre o dia em que
esqueceu de afivelar o cinto ao se sentar em seu jato potente.
Ele completou cada uma das outras ações preliminares.
Cumpriu sua lista de tarefas do começo ao fim. Contudo,
esqueceu-se de afivelar seu cinto de segurança. Seu jato
estava configurado de um jeito que, quando ele estivesse no
ar, o cinto não poderia ser afivelado. Ser ejetado do avião
significava separar-se de seu assento, e separar-se de seu
assento significava separar-se de seu pára-quedas e cair de
cabeça a 200 km por hora. Isso acabaria com a alegria da
viagem. Dá para imaginar você voando sem um pára-quedas?
Muitos imaginam. A insegurança eterna tira a alegria
de muitas pessoas. Somente Cristo garante um pouso seguro.
Compare a oferta de Cristo com a de outras religiões. O
Judaísmo vê a salvação como uma decisão no Dia do Juízo
baseada em princípios morais. Os hindus esperam várias
reencarnações na jornada da alma pelo cosmos.2 O Budismo
avalia sua vida segundo as Quatro Nobres Verdades e o Nobre
Caminho Óctuplo. Os muçulmanos têm acesso a Alá
cumprindo as obrigações dos Cinco Pilares da Fé.3 Muitos
filósofos consideram a vida além-túmulo como algo oculto e
desconhecido. Um deles chamou a morte de um passo para "o
grande Talvez";4 outro, "um grande salto no escuro".5
Ninguém, senão Jesus, "afivela você". Você pode
escorregar — de fato, você irá escorregar —, mas não cairá.
Daí o convite para que creia "nele". Não acredite em você;
você não pode se salvar. E não acredite nos outros; eles não
podem salvá-lo.
Alguns historiadores colocam Cristo no mesmo grupo
de Moisés, Maomé, Confúcio e outros líderes espirituais. Mas
Jesus se recusa a aceitar isso. Ele declara: "Eu sou o caminho,
e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim"
(João 14:6). Ele poderia ter feito mais pontos na política
correta se tivesse dito: "Eu conheço o caminho" ou "Eu
mostro o caminho". Contudo, ele não fala do que faz, mas de
quem é: Eu sou o caminho.
" Seus seguidores recusam-se a suavizar ou mudar o
foco. Pedro anunciou: "Em nenhum outro há salvação, porque
também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os
homens, pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:12).
Muitos recuam diante de tal definição. João 14:6 e
Atos 4:12 soam antiquados nesta era de bandas largas e
mentes abertas. O mundo está se encolhendo, as culturas estão
se misturando, as fronteiras estão desaparecendo; este é o dia
da inclusão. Todos os caminhos levam ao céu, certo?
Mas será que eles podem? A frase dá um bom tema
para os programas de entrevistas, mas é precisa? Todas as
abordagens acerca de Deus estão corretas?
O Islamismo diz que Jesus não foi crucificado. Os
cristãos dizem o contrário. Ambos não podem estar certos.
O Judaísmo recusa a declaração de Jesus como o
Messias.6 Os cristãos a aceitam. Alguém está cometendo um
erro.
Os budistas recorrem ao nirvana, alcançado após 547
reencarnações.7 Os cristãos acreditam em uma vida, uma
morte e uma eternidade nas quais podem desfrutar de Deus.
Uma visão não exclui a outra?
Os humanistas não reconhecem um criador da vida.
Jesus declara ser a fonte da vida. Um dos dois está falando
algo que não faz sentido.
Os espíritas lêem a palma da mão. Os cristãos
consultam a Bíblia.
Os hindus vêem um Deus plural e impessoal.8 Os
seguidores de Cristo crêem que "não há outro Deus, senão um
só" (1 Coríntios 8:4). Alguém está errado.
E, o mais importante, toda religião não cristã diz:
"Você pode se salvar." Jesus diz: "Minha morte na cruz salva
você."
Como todas as religiões podem levar a Deus, sendo tão
diferentes? Não toleramos esta falta de lógica em outras
questões. Não fingimos que todos os caminhos levam a
Londres ou todos os navios vão para a Austrália. Nem todos
os vôos pousam em Roma. Imagine sua resposta para um
agente de viagem que afirma o contrário. Você lhe diz que
precisa de um vôo para Roma, então ele olha para a tela do
computador.
— Bem, há um vôo para Sidnei, na Austrália, com
partida às 6h.
— Ele vai para Roma?
— Não, mas oferece um maravilhoso jantar a bordo
e ótimos filmes.
— Mas eu preciso ir para Roma.
— Então, deixe-me sugerir a Southwest Airlines.
— A Southwest voa para Roma?
— Não, mas esta companhia sempre recebe
prêmios por sua pontualidade nas chegadas.
Você está ficando irritado.
— Preciso de uma companhia aérea que me leve
para um lugar: Roma.
O agente parece ofendido.
— Senhor, todos os vôos vão para Roma.
Você tem bom senso suficiente para saber que as coisas
não são assim. Vôos diferentes têm destinos diferentes. Esta
não é uma conclusão estúpida, mas uma conclusão sincera.
Nem todo vôo vai para Roma. Nem todo caminho leva a
Deus. Jesus fez brilhar um caminho único em que o indivíduo
não pode salvar a si mesmo. Ele iluminou uma estrada que
fora obstruída pelo esforço humano. Cristo veio, não para o
forte, mas para o fraco; não para o justo, mas para o pecador.
Seguimos o caminho de Jesus quando confessamos nossas
necessidades, e não quando realizamos nossas proezas. Ele faz
um convite ímpar que nos leva a ele, no qual ele opera e nós
confiamos; ele morre e nós vivemos; ele convida e nós
cremos.
Nós cremos nele. "A obra de Deus é esta: que creiais
naquele que ele enviou" (João 6:29).
Acreditar em si mesmo? Não. Creia nele.
Acreditar neles? Não. Creia nele.
E aqueles que fizerem isso, aqueles que nele crerem
não perecerão, mas terão a vida eterna (João 3:16).
Como começamos a acreditar? Fazemos o que o jovem
Rick Hoyt fez. Recorremos ao nosso Pai em busca de ajuda.
Quando Dick e Rick Hoyt cruzam as linhas de
chegada, ambos recebem medalhas. As listagens que
aparecem depois da corrida incluem ambos os nomes. O pai
faz o trabalho, mas o filho divide a vitória. Por quê? Porque
ele acredita. E, uma vez que ele acredita, ambos comemoram
a chegada.
Que você e seu Pai façam o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br