João 15:1-9

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Aquele Que Invocar o Nome do SENHOR Será Salvo – Romanos 10:13









Desde do capítulo 9 até o capítulo 11, Paulo considera aquelas pessoas que Deus escolheu para salvar. Estas pessoas são escolhidas não de acordo com nascimento da carne mas sim escolhidas em Cristo antes da fundação do mundo que em tempo presente seja qual for a geração que se encontra. São nascidas pelo Espírito Santo. São um povo espiritual, as crianças da promessa figuradas pela antiga Israel porém não pela nação segundo a carne mas sim um povo escolhido entre ambos os Judeus e Gentios. Como podemos ler em Romanos 9:6-8 “Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas; Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência.“
Paulo tende referido em Romanos 2:28-29 que o Judeu não é aquele que se apresenta no exterior ou um que nasce fisicamente Judeu mas sim um que é Judeu no interior sendo circuncidado no coração nascido pelo poder e vontade de Deus pela obra do Seu Espírito, Paulo regressa novamente a esta verdade mas agora no capítulo 9 onde ele realça que Deus tem elegido salvar um povo extraídos dos Judeus e dos Gentios que colectivamente formam a Israel espiritual de Deus: “Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; E amada à que não era amada. E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; Aí serão chamados filhos do Deus vivo.” Romanos 9:24-26


São estas pessoas escolhidas de ambos os povos; Judeus e Gentios. Dos quais pertence e se aplica as promessas de Deus que foram feitas a Abraão e a sua posteridade. A promessa de salvação e da herança no mundo que há-de vir. São estes os verdadeiros Judeus, e o povo de Deus. Esses que são levados a terem fé em Cristo. Porque a salvação vem pela graça de Deus através da fé de Jesus Cristo que este povo é salvo. Não por obras do homem. Paulo em capítulos 9 e 10 tendo destacado a verdade sobre o povo que Deus salvou, expõe agora em contraste a justiça que é da lei da qual a velha Israel procurou alcançar com a justiça que vem pela fé da qual o povo de Deus é salvo: “Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé. Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço; Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido.” Romanos 9:30-3
Salvação não vem pelas obras da lei nem pela virtude do nascimento carnal mas sim através da fé de Cristo, “Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.” Note que este verso se refere a salvação e não a justificação pois são duas coisas totalmente diferentes. Somos salvação por termos fé em Cristo mas nós que cremos não somos justificados pela nossa fé em Cristo mas sim pela fé de Cristo fomos justificados.
Aquele povo composto de ambos Judeu e Gentio que lhes é mostrado o seu pecado suas inabilidades de se poderem salvar por si mesmos e de adquirir justificação ou de conseguir guardar a lei de Deus são lhes ensinados o quanto necessitam de misericórdia. São estes que Deus traz e os leva a invocar o Seu Nome para a salvação e todos aqueles levados que invocarem o Nome do Senhor serão ouvidos: “Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.” Romanos 10:12-13.
Esses que Deus salva, o Seu povo, a verdadeira Israel de Deus são um povo de fé e um povo eleito para a salvação nascidos de novo pelo Espírito de Deus recebendo o dom da fé para invocarem o Nome do Senhor para a salvação acreditando em Cristo e no Seu trabalho dando a Sua vida por pecadores no madeiro.
Mas o que é que significa invocar ou chamar o Nome do Senhor? Porque é que Paulo expressa o Nome do Senhor aqui?
Nós lemos sobre o nome do Senhor noutras passagens das escrituras como por exemplo em Filipenses 2:9-11
“Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.”
Aqui nesta passagem lemos sobre aquele dia que há-de vir em que todo o joelho – todos os homens, mulheres e crianças – irão se dobrar perante o Senhor Jesus Cristo. O dia em que todas as línguas irão confessar: “Que Jesus Cristo é o SENHOR”. E que dia que este será. Que tremenda confissão, que glorioso louvor a Deus Pai e Aquele que Deus exaltou elevadamente, Jesus Cristo Seu Filho.
Mas note novamente como esta passagem foi escrita. Diz, “Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho”
Porque é que as escrituras se exprimem desta forma? Porque tal como em Romanos 10:13 o nome de Jesus é acentuado, “um nome que é sobre todo o nome” porquê? Em primeiro lugar por causa do quanto a Pessoa do qual o Nome se refere e o quanto é exaltado acima de tudo e o quanto é glorioso. Considerando assim o significado do Nome de Jesus e também a verdade. A verdade contida no Seu Nome. Não é só o Nome do qual chamamos para sermos salvos mas devemos chamar pelo Nome do Senhor acreditando na Verdade que Lhe simetriza. Não é só ao Nome de Jesus que todos os joelhos se dobrarão mas também a verdade que Ele representa. Pois Jesus disse: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6). Jesus é a Verdade e o Seu santo Nome declara essa mesma verdade.
O nome ‘Jesus’ é um nome Grego da forma Hebraica ‘Josué’ ou ‘Jeho-shua’, que na sua raiz significa ‘Deus Salva’. Não só o Nome declara a Sua divindade mas declara-o como sendo Deus que Salva. É a esta verdade que todos os joelhos se irão dobrar – que Deus Salva. Que somente através de Jesus Deus salva pecadores; que a salvação Lhe pertence por inteiro do começo ou fim. O homem permanece passivo sem parte alguma em que exercer a sua vontade ou querer – este trabalho é todo da autoria de Deus – porque é Deus que salva.
Quantos homens que ainda se encontram no estado natural, nas suas condições libertinas e na obscuridade dos seus corações pecadores rosnam contra esta verdade. Como eles odeiam esta verdade. Como os seus espíritos detestam esta verdade. Verdade que acerta a salvação de pecadores de uma forma dogmática e absoluta pela soberania de Deus. Como o homem natural quer por força ter parte do processo de se salvar. Como o seu orgulho surge e luta contra esta simples verdade que a salvação não lhe deve nada nem dele está dependente mas sim de Deus e da Sua graça. O homem por natureza julga-se digno e a sua arrogância o leva a pensar que tem de contribuir algo. Este não gosta de estar fora ou de se ver passivo no trabalho de Deus, ele quer ter qualquer coisa para fazer, algum que possa contribuir – não importa o quanto seja insignificante. Ele tem que ter algo. Sejam as suas obras por rezas ou pela sua presença em rituais religiosos uma decisão que tenha tomado, em seguir Deus até mesmo a sua simples aceitação do Filho de Deus ‘Jesus’ a sua vontade de acreditar; algo! Ele tem que ter uma pequena parte na sua salvação. Embora confesse a sua necessidade de ser salvo por Cristo, no fim ainda lhe resta uma parte de si, seja um porcento ou cinquenta do qual ele se agarra não depositando toda a sua confiança em Cristo mas sim em si mesmo. A natureza pecadora do homem, o seu orgulho juntamente com a sua arrogância o leva a não confessar que ele está completamente sem valor, totalmente perdido e inteiramente cego a verdade, (morto em trespasses e ofensas). Ele consegue ir longe mas não até o fim. Ele se dobra a verdade do Salvador Jesus Cristo mas não a verdade do Seu Nome: Jesus, ‘Deus Salva‘. Pois Deus Salva e salva todos aqueles a quem Ele quer absolutamente, por completo sem o trabalho algum por parte do homem (Judas 1:18).
Homem nenhum no seu estado natural consegue dobrar o seu joelho a esta verdade nunca aceitando que ‘Deus Salva’, que a salvação é inteiramente da autoria e obra do SENHOR sendo por Sua escolha absoluta e Sua descrição (Romanos 9:15 “Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.”); que Deus fará tudo para salvar o pecador por Si mesmo escolhido em Cristo ou então não fará nada. E se não faz nada; Deus deixa esse mesmo rebelde na sua hipocrisia transbordando de orgulhoso próprio obstinado a revelação da verdade seja ele religioso ou não – para descobrir no dia do julgamento que os trapos imundos da sua mesma justiça que em vida procurou alcançar nunca poderiam lavar os seus pecados – virá a descobrir que a salvação tem que ser inteiramente alcançada numa outra base e não por mérito das suas obras ou trabalhos que julga ser aceites por Deus. Nesse dia virá a descobrir o quanto necessita do sangue de Cristo para poder lavar os seus pecados e apresentar-se limpo perante um Deus Todo-Poderoso; esse homem será levado a ver mas para ele já é tarde, que é verdade que ‘Deus Salva’ e somente Deus. Então nesse dia o joelho se dobra perante a verdade até mesmo quando o SENHOR DEUS do Céu e da Terra lhe entrega a eterna sentença e a Sua ira sobre ele.
Como é misericordioso em se ser liberto de tamanha ilusão. Que magnifica graça que Deus revelada quando prende um pecador na sua rebeldia e lhe abre os olhos para o Evangelho e para a verdade do Nome que é superior a todos os outros nomes. Como é maravilhoso ser levado ao fim de nós mesmos e ao fim de pensarmos que podemos nos salvar pelos nossos trabalhos ou boas acções. Como é magnifico que Deus Salva pecadores das suas néscias ilusões e de ser levado por Deus a ver que a “Salvação pertence ao Senhor“, como é bom ser levado a dobrar o nossos joelhos e confessar a Deus que nós não somos nada que excepto Deus nos mostre misericórdia e nos perdoe nós ficaremos para sempre perdidos nos nossos pecados; “O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!” (Lucas 18:13) tal como este publicano que ao serem levados a chamar pelo Nome do Senhor e é desta forma que serão salvos (Romanos 10:13), porque ‘Deus Salva‘.




Ó que grande salvação que Deus trouxe através do Seu precioso Filho – Senhor Jesus Cristo. Esta salvação foi proposta por Deus Pai em eternidade quando Ele escolheu um povo em Cristo do qual Ele os iria em tempo redimir, chamando a isto “segundo a eleição da graça.” (Romanos 11:5); esta salvação foi efectuada pelo Deus Filho “Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” (Filipenses 2:6-8), quando deitou a por terra a Sua vida no lugar do Seu povo Cristo carregou no Seu corpo os pecados deles morrendo sobre a cruz consumindo a ira de Deus contra o pecado para que Ele possa libertar o Seu povo do pecado e da condenação garantindo-lhes assim vida eterna em Si; e esta salvação trazida pelo Filho de Deus é aplicada pelo Espírito Santo para todos aqueles que Deus desperta da morte para a vida garantindo-lhes fé para poderem olhar para o Salvador que sofreu e sangrou no lugar deles. Isto afim para que possam descansar perpetuamente em Cristo e na justificação de Deus em Cristo que Deus lhes atribui para suas contas. Este tripulo trabalho de Deus Pai, Filho e Espírito Santo marca a gloriosa verdade que ‘Deus Salva’, somente pela graça. É a esta verdade que o povo de Deus são movidos pelo trabalho do Espírito Santo a dobrar o joelho e a confessar perante o Nome de Jesus que ‘Deus Salva’, que Jesus Cristo é Senhor para a gloria de Deus Pai.
“Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.” Filipenses 2:9-11
O trabalho de salvar pecadores é inteiramente executado por Deus – princípio e fim. Todos aqueles que vêem a conhecer esta tremenda salvação; todos aqueles que são despertos da morte para a vida pela obra irresistível do Espírito Sant;, todos aqueles que foram tirados das trevas para a luz da inimizade para a paz para com Deus e por Deus retirados do caminho do pecado para o abençoado caminho da justiça em Cristo tirados da miséria para a alegria retirados de uma vida egoísta para uma vida vivida para com Senhor Jesus Cristo e para Sua glória; todos aqueles escolhidos por Deus entre Judeus e Gentios; todos esses de bom agrado se dobram e adoram livremente o Salvador, ‘a Ele que é a Verdade’ e simultaneamente a esta verdade que ‘Deus Salva’. Para todos esses que o fazem não serão ignorados “Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.” Romanos 10:12-13.
Quer o homem confesse esta verdade e dobre o joelho perante o Rei eterno nesta vida ou que ele venha somente a ver esta realidade no dia do julgamento: porém o dia virá quando todos os homens, mulheres e crianças irão dobrar os joelhos perante a verdade que ‘Deus Salva’ porque “a salvação pertence ao Senhor” … “Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho“
“E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” Mateus 1:21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Arquivo do blog