João 15:1-9

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A Terra Governa o Céu

 

“Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que céu desligardes na terra, será desligado no céu. Qual é a característica deste versículo? O ponto em questão aqui é que a ação na terra precede  a  ação do céu. Não que o céu liga primeiro, mas sim a terra; não que o céu desliga primeiro, mas que a terra desliga primeiro. Uma vez que a terra tenha ligado, o céu também ligará; uma vez que a terra tenha desligado, o céu também desligará. A ação do céu é governada pela ação da terra. Tudo o que contradiz a Deus precisa ser atado, e tudo o que concorda com Deus precisa ser desatado. Seja o que for que deva ser atado ou desatado, o atar Ou desatar começa na terra. A ação na terra precede a ação do céu pois a terra governa o céu.
Usemos alguns exemplos do Antigo Testa­mento para ilustrar como a terra governa o céu. Quando Moisés, no topo do outeiro, erguia a mão, Israel prevalecia, quando; porém, a abaixa­va, Amaleque prevalecia (ver Êxodo 17:9-11). Quem decidia a vitória ou derrota ao pé da colina? Era Deus ou era Moisés? Aqui vemos o princípio da obra de Deus: o que quer que ele queira fazer, se o homem não o quiser, ele não o fará. Não podemos forçar Deus a fazer o que ele não deseja, mas podemos impedi-lo de fazer o» que ele quer fazer. No céu a questão é decidida por Deus, mas diante dos homens é decidida por Moisés; no céu, Deus quer que os filhos de Israel vençam; sobre a terra, porém, se Moisés não levanta a mão, Israel será derrotado; mas se, de fato, ele a mantém erguida, Israel vence. A terra governa o céu.
“Assim diz o Senhor Deus: Ainda nisto permi­tirei que seja eu solicitado pela casa de Israel, que lhe multiplique eu os homens como reba­nho” (Ezequiel 36:37). Deus tem uru propósito: aumentar o número da casa de Israel como um rebanho. Aqueles que não conhecem a Deus dirão que, se ele quer aumentar a casa de Israel como um rebanho, por que ele simplesmente não a aumenta, pois, quem pode resistir-lhe? Mas eis a palavra de Deus: se ele for solicitado a respeito desse assunto pela casa de Israel, ele o fará por ela. O principio é inconfundível: Deus tem um propósito já determinado, mas não o cumprirá até que seja solicitado pela cata de Israel. Ele quer que a terra governe o céu.
“Assim diz Jeová, O Santo de Israel, aquele que o formou: Perguntai-me as cousas futuras; demandai-me acerca de meus filhos, e acerca da obra das minhas mãos” (Isaías 45:11). Esta é uma afirmação surpreendente. Ficamos perplexos? A respeito de seus filhos e de sua obra, Deus: “Demandai-me”, As pessoas não ousam proferir esta expressão: “Demandai-me”; pois como pode o homem mandar em Deus? Os que o conhecem sabem que nenhuma palavra presun­çosa deveria jamais ser dita em sua presença. Contudo, ele próprio oferece-nos esta palavra: “Demandai-me acerca de meus filhos, e acerca da obra das minhas mãos”. Isto pão é outra coisa senão a terra governando o céu.
Ora, isto obviamente não implica, de nenhum modo, que podemos forçar Deus a fazer o que ele não quer; de modo algum. Antes, isso sim­plesmente significa que podemos ordenar-lhe que faça o que ele deseja fazer. E este é o fundamento sobre o qual permanecemos. É por conhecermos a vontade de Deus que podemos dizer-Ihes “Deus, queremos que faças isto, esta­mos decididos que tu o faças; não tens outra alternativa senão fazê-lo”. E assim teremos forte e poderosa oração. Como precisamos pedir que Deus nos abra os olhos para que possamos ver como sua obra é realizada nesta dispensação! Pois, no presente, todos as obras de Deus são feitas neste mesmo fundamento: o céu quer fazer, mas o céu não atuará imediatamente; espera que a terra o faça primeiro; então o céu o fará. Embora a terra esteja em segundo lugar, contudo é também primeira. O céu mover-se-as somente depois que a terra tiver movido, pois Deus quer que a terra governe o céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Arquivo do blog