João 15:1-9

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

FORA DA RELIGIÃO SEM QUALQUER FORMALISMO



O primeiro princípio é este: todas as reuniões solicitadas pelo Senhor, designadas por Ele, e freqüentadas por Ele deu-se fora da religião e sem qualquer formalismo. Devemos conhecer o pano de fundo, temos que saber qual era a situação naquela época. Todos os discípulos eram Judeus, pessoas piedosas; eles tinham o templo, e esse era o lugar onde eles deveriam se reunir para adorar a Deus. Todo o povo Deus, de acordo com a religião, ia ao templo se reunir e adorar, oferecer sacrifícios, observar os rituais, e manter a tradição. Este era o pano de fundo e o ambiente deles naquela época. Mas vocês haviam percebido isto? Todas as reuniões que Jesus solicitou, designou e freqüentou estavam absolutamente fora daquela religião e não tinha nada a ver com suas formalidades. Essas reuniões eram realmente informais; elas estavam totalmente separadas da religião. 
Hoje, em princípio, estamos na mesma situação que aqueles discípulos do início.  Temos também hoje um pano de fundo religioso com os templos, rituais e formas. O que faremos? Eu lhes digo, a religião para nós deve ser coisa do passado. Quando Jesus ressuscitou, a religião acabou. Com a ressurreição, não há necessidade de qualquer religião, porque temos o Cristo vivo. E quanto ao templo? você pode perguntar. O Cristo vivo é o templo vivo — o templo físico era apenas uma fotografia da realidade. Se um amigo íntimo ou um parente seu não estiver com você, você poderá querer ter uma foto dele ou dela. Mas se a pessoa viva estiver em sua presença, que necessidade há de se ter uma fotografia? Antes de Jesus vir pessoalmente e ressuscitar, o povo de Deus precisava do templo. Mas agora o templo vivo está aqui; Cristo como o templo vivo está aqui. E quanto às ofertas — a oferta pela transgressão, a oferta pelo pecado, a oferta pacifica, a oferta de manjares e a oferta queimada? Todas essas simplesmente são fotografias dos diferentes aspectos de Cristo. Hoje Cristo está aqui. Cristo é todo tipo de oferta. Considerando que Ele está aqui, que necessidade temos das fotografias? Considerando que o Cristo ressurreto está aqui, não precisamos de qualquer religião, formas ou rituais. Cristo é tudo em todos; Cristo é tudo. 
Mas saber algo é uma coisa, e praticá-la em realidade é totalmente outra. Pedro, João e todos os discípulos estavam tão claros de que Cristo havia ressuscitado e eles já não precisavam de religião. De acordo com a maneira que Cristo os reuniu, o exemplo já estava estabelecido. Mas vocês percebem que até mesmo no dia de Pentecostes os cristãos primitivos ainda iam para o templo? Isso era de certo modo um tipo de ofensa ao Senhor. Digo a vocês, esta foi a razão pela qual em 70 D.C., não muito tempo depois da reunião deles no templo, o Senhor enviou o exército Romano para destruir o templo, para livrar todos eles da prática religiosa. O Senhor Jesus deixou tão claro aos Seus discípulos a questão de como se reunir. Todas as Suas reuniões com eles eram absolutamente separadas da religião, e ainda assim continuaram freqüentando o templo. Claro que, por um lado o Senhor não é tão estreito, mas por outro lado isso era uma espécie de mistura. Até mesmo em Atos 21, após o apóstolo Paulo ter escrito a Epístola aos Romanos e aos Gálatas, ele subiu para Jerusalém, e Tiago e todos os anciões o aconselharam, “Veja você, irmão, quantos Judeus crentes há que guardam a lei e observam os rituais da velha religião. Nós o aconselhamos que faça o mesmo.” Temos que perceber que o que Paulo fez não foi correto; isso era uma espécie de degradação do exemplo do Senhor. O Senhor estabeleceu alguns exemplos, mas os discípulos logo os esqueceram. É realmente difícil abandonar a velha religião. É realmente difícil abandonar seus rituais e formas; às vezes estas coisas estão em nosso próprio sangue. 
Considere a maneira que o Senhor reuniu com Seus discípulos após Sua ressur-reição. Nenhuma destas reuniões foi estabelecida na velha maneira religiosa. Às vezes por medo dos Judeus eles fechavam as portas e se reuniam numa atmosfera de frustração; então de repente o Senhor Jesus veio e se levantou no meio deles (Jo 20:19-29). Às vezes Eles os encontravam na praia enquanto estavam numa condição apóstata. Ele tinha lhes dito que ficassem em Jerusalém, mas desertaram para o mar. Ele reunia com eles de qualquer maneira; Jesus estava lá na praia como o verdadeiro templo (Jo 21:1-22). Às vezes Ele os reunia no monte (Mt 28:16-20). Vocês vêem, não havia nenhuma forma; as reuniões eram absolutamente separadas da religião. Qual é o significado disso para nós hoje? É isto: as reuniões que precisamos ter são reuniões que estão absolutamente fora do Cristianismo de hoje. Como devemos nos reunir? Devemos nos reunir fora da religião, fora do Cristianismo, sem qualquer formalismo. Nós ainda somos muito religiosos, muito formais. Toda nossa religião e formalismo devem ser tratados. Por que temos que estabelecer e manter tantos formalismos? O Senhor não estabeleceu nenhum formalismo. Que o Senhor seja misericordioso a nós. 
Nunca devemos esquecer do princípio da primeira menção de qualquer assunto na Bíblia. É sumamente importante: ele sempre dá o princípio concernente àquela questão e estabelece o curso. Estas reuniões no final dos quatro Evangelhos e no começo do livro de Atos foram as primeiras reuniões das igrejas. Portanto, aqui temos o princípio estabelecido para a maneira de nos reunir: devemos nos reunir fora da religião, sem qualquer formalismo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Arquivo do blog