João 15:1-9

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.

sábado, 24 de dezembro de 2011

INVOCAR



1. OS BENEFÍCIOS DE INVOCAR O SENHOR

A. Invocar o Senhor Resulta em Salvação

1. "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e em seu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação (...) Porquê: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Romanos 10:9,10, 13).

O apóstolo Paulo diz que com o coração “se crê para justiça". "Para" é uma preposição grega que em muitas ocasiões, significa "resulta em". Portanto, o resultado de crer com o coração é a justificação, enquanto o resultado de confessar com a boca é a salvação. Se quisermos ser justificados, isto é, ter a justiça de Deus, devemos crer no Senhor Jesus. Se quisermos ser salvos, precisamos confessar o Senhor Jesus, isto é, invocá-Lo.

2. "Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor" (Salmo 116: 13).

A fim de tomar o cálice da salvação, isto é, de participar da salvação do Senhor, precisamos invocar Seu nome. Isaías 12:2-6 diz-nos que o Senhor é a nossa salvação, a nossa força e o nosso cântico, e que com alegria podemos tirar águas das fontes da Sua salvação. A maneira de tirar águas das fontes da salvação do Senhor, isto é, de desfrutar o Senhor como nossa salvação, é louvá-Lo, invocar Seu nome, cantar a Ele e até mesmo clamar e gritar. Em Isaías 55:1-6 encontramos o chamado maravilhoso de Deus ao povo. Ele chama os sedentos às águas para desfrutarem das riquezas da provisão do Senhor e deleitarem-se em Sua abundância. A maneira de fazer isso é buscar o Senhor e "invocá-Lo enquanto Ele esta perto".

B. Invocar nos Preenche Interiormente

"Abre bem a tua boca, e ta encherei" (Salmo 81:10).

Em Romanos 9:21, 23, é-nos dito que sob a eleição de Deus, nós, os chamados, fomos feitos vasos de misericórdia para honra e glória. Entretanto, ainda devemos perceber que tais vasos (como um vaso de flores) são vazios em si mesmos. Vasos precisam de conteúdo. Embora Romanos 9 nos diga que somos vasos, não nos dá a maneira de ser enchidos. É maravilhoso ser um vaso de misericórdia para honra e glória, mas é deplorável estar vazio. Precisamos ser enchidos. A maneira de ser enchido é encontrada em Romanos 10. Todo vaso, tem uma boca, uma abertura.
Se não tiver boca, não é um vaso. Nós somos vasos, e como vasos temos uma abertura: a boca. Você sabe por que tem uma boca? Você foi feito com uma boca para que possa ser enchido com as riquezas de Cristo. A nossa boca foi feita para invocar o nome do Senhor Jesus. Como vasos vazios com uma boca, devemos abri-la bem a fim de ser enchidos com as riquezas do Senhor.

C. Invocar Traz-nos as Riquezas de Cristo

"Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam" (Romanos 10: 12) .

Para sermos salvos precisamos invocar o nome do Senhor. Entretanto, invocar Seu nome não é somente para a salvação; é também a maneira pela qual recebemos as riquezas de Cristo. O Senhor é rico para com todos os que O invocam. Quando invocamos, participamos e desfrutamos de Suas riquezas. O Senhor é tão rico! Portanto, não fique calado; abra a boca e invoque-O para participar e desfrutar as riquezas de Cristo. Se abrir bem a boca e invocar o Senhor, as riquezas da Divindade serão sua porção.

D. Invocar o Senhor Traz-nos Sua Presença

"Perto está o Senhor de todos os que o invocam" (Salmo 145:18).

A Bíblia revela claramente que invocar o Senhor é a maneira de participar do Senhor e desfrutá-Lo. Deuteronômio 4:7 diz que 0 Senhor é chegado a nós todas as vezes que O invocamos.

E. Invocar o Nome do Senhor Salva-nos nas Tribulações

"Da mais profunda cova, Senhor, invoquei o teu nome". (Lm 3:55)

Jeremias experimentou isso quando, da mais profunda cova invocou o Senhor. Sempre que estivermos em um "calabouço" ou cova espiritual, sob opressão, podemos invocar o Senhor, expirando o peso, e assim sermos libertados da mais profunda cova. Esse tipo de invocar não somente nos capacita a expirar as coisas negativas do nosso interior, como também a inspirar o próprio Senhor com todas as Suas riquezas como nossa força, nosso desfrute, conforto e descanso. Os Salmos 18:6 e 118:5 dizem que Davi invocou o Senhor em sua angústia. O Senhor pede-nos que O invoquemos no dia da angustia.

II. O SIGNIFICADO DE INVOCAR O SENHOR

Invocar o Senhor é diferente de simplesmente orar a Ele. A palavra grega para "invocar" significa evocar uma pessoa, chamar uma pessoa pelo nome. Embora seja possível orar ao Senhor silenciosamente, invocar o Senhor requer que nos dirijamos a Ele audivelmente. A palavra hebraica para “invocar” em Genesis 4:26 significa primeiramente "gritar a" ou "clamar por" . Invocar o Senhor é clamar a Ele.

"A Sete nasceu-lhe também um filho, ao qual pos o nome de Enos; daí se começou a invocar o nome do Senhor" (Genesis 4:26).

O invocar indica que o homem reconhece sua condição frágil, caída e mortal. O invocar indica que o homem depende de Deus para viver. Para muitos, invocar o nome do Senhor é algo inédito. Mas logo no começo, ainda na época de Adão, as pessoas já invocavam.

Por que a humanidade começou a invocar o nome do Senhor? Caim, o primeiro filho de Adão (Gênesis 4:1-16), irou-se muito pela falo de Deus não aceitar sua oferta e ter aceito a de seu irmão. Ele odiou seu irmão e o matou; Deus então o puniu, expulsando-o de Sua presença. Longe da presença de Deus, Caim perdeu a segurança, a alegria e a paz. Contudo, diferentemente de Adão, ele continuou, com toda a sua descendência, vivendo sem Deus. Assim começaram a criar gado para subsistência (Gênesis 4:20); fizeram instrumentos musicais para se alegrarem (Gênesis 4:21) e instrumentos cortantes para se defenderem. Tudo isso porque perderam Deus como seu sustento, alegria e proteção.

Nessa época, a Sete, outro filho de Adão, nasceu um filho ao qual pos o nome de Enos; daí se começou a invocar o nome do Senhor. Enos significa "aquele que é frágil". Quando Sete viu mais uma queda do homem e sua incapacidade de viver por si mesmo, invocou o nome do Senhor.

III. COMO INVOCAR O NOME DO SENHOR

"E apedrejavam Estêvão, que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito!" (Atos 7:59).

Estêvão invocava: Senhor Jesus! E dizia: recebe o meu espírito. Essa é a maneira de invocar o nome do Senhor para participar de todas as Suas bênçãos. Está escrito em 1 Coríntios 12:3 que se dizemos "Senhor Jesus", imediatamente estamos no espírito. Dizer "Senhor Jesus" é invocar o nome do Senhor. Jesus é o nome do Senhor. Quando invocamos o nome do Senhor recebemos Sua Pessoa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Arquivo do blog