João 15:1-9

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

DIFERENTES MANEIRAS DE BATIZAR AS PESSOAS NO CRISTIANISMO TRADICIONAL

 No começo do quarto século o General Romano Constantino, desejando conquistar o Império Romano, prometeu que se ele assumisse o controle do Império Romano, abraçaria o Cristianismo como uma religião do império. Mais tarde, depois de assumir o controle do império, ele emitiu uma ordem pedindo para todos os cidadãos que se unissem a religião Cristã e recompensando com prata e artigos de vestuário todos aqueles que se unissem. Assim, quase todos os cidadãos do Império Romano se uniram ao Cristianismo. Durante este tempo a igreja foi degradada. A Bíblia nos diz que a igreja é como uma semente de mostarda (Mat. 13:31) uma pequena semente de vida que produz uma pequena erva. Porém, quando Constantino aceitou a religião Cristã e fez dela uma religião imperial, a igreja foi completamente mudada em seu caráter e tornou-se degradada. Originalmente tinha sido uma pequena erva, mas se tornou uma grande árvore perene - a Igreja Católica. Não somente é esta grande árvore degradada, os pássaros dos céus - Satanás e os seus espíritos malignos - também vieram e se abrigaram nela. A igreja Romana imperial transformada batizava as pessoas, independentemente se elas tinham se arrependido e confessado os seus pecados ou se elas tinham a vida de Deus. Contanto que uma pessoa fosse um cidadão Romano, ela poderia ser batizada. Depois que a Igreja Católica Romana foi formada oficialmente, a sociedade começou não somente a incluir os cidadãos Romanos, mas também pessoas de outras nações. A única exigência para eles serem batizados era que eles tinham que reconhecer o Senhor da Igreja Católica. Contanto que uma pessoa reconhecesse o Senhor da Igreja Católica, ela poderia ser batizada. Mais tarde, a igreja Anglicana foi formada. Para ser batizado pela igreja Anglicana de certo país, uma pessoa tinha que reunir apenas uma qualificação - ela tinha que ser um cidadão daquele país. Por exemplo, a Igreja Anglicana não perguntava se a pessoa era salva ou não. Contanto que ela fosse Britânica, ela poderia ser batizada. Se uma pessoa não desejasse se juntar à igreja estatal, ele poderia se unir a qualquer das igrejas privadas que eram mais avançadas do que as igrejas estatais. Por exemplo, a igreja metodista fundada por John Wesley falava para as pessoas que qualquer um que quisesse escapar da ira vindoura poderia ser batizado. Eles diziam isto baseado em Mateus 3:7b que diz que "Quem vos incitou fugir da ira vindoura?" Na pregação do evangelho, John Wesley era totalmente adequado, mas no batizar e receber as pessoas, suas exigências eram muito arbitrárias. Entre as igrejas privadas, os presbiterianos e os luteranos têm práticas semelhantes. Eles pedem para as pessoas aprenderem suas doutrinas e somente então os batizam quando eles entenderem as doutrinas. Eles pedem para os candidatos ouvirem a pregação da palavra e dedicar-se a palavra. Então depois que os candidatos passarem por um exame, eles são batizados. Também há algumas denominações que batizam os bebês. Contanto que alguém seja um membro daquela denominação, seus filhos podem ser batizados logo após o nascimento. Todas estas práticas são contrárias as Escrituras. RECEBENDO AS PESSOAS DE ACORDO COM A BÍBLIA Crendo e Sendo Batizado Quando nós recebermos as pessoas por batizá-las, nós temos que fazer isto não de acordo com as práticas do Cristianismo tradicional, mas de acordo com a Bíblia. Primeiro de tudo nós devemos ver que tipo de pessoa pode ser batizada. A Bíblia diz, "Quem crer e for batizado será salvo" (Marcos 16:16). Qual então é a base para o batismo? Obviamente, o batismo é baseado no crer. Há muitos casos tais como em Atos. O capítulo 8, por exemplo, nos fala de Filipe batizando o Etíope eunuco. Enquanto Filipe e o eunuco caminhavam ao longo da estrada, eles desceram aonde havia água, e o eunuco disse, "Eis aqui, água. O que impede que eu seja batizado?" (v. 36). Respondeu Filipe, "É lícito, se crês de todo o coração" (v. 37). Além disto, não havia nenhuma outra exigência. Nos capítulos dezoito e dezenove também há exemplos de muitos que creram e foram batizados. No dia de Pentecoste Pedro disse as pessoas, "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado no nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados" (2:38). A frase no nome de Jesus Cristo indica que as pessoas tinham que crer no Senhor Jesus, porque sem crer elas não poderiam ser batizadas no nome de Jesus Cristo. Portanto, a única base para o batismo é a nossa fé. A Fé Não É Recebida Na Mente, Mas Recebida No Espírito. Porém, a fé não é tão simples. Primeiro, nós temos que saber o que é fé, e então nós temos que saber discernir se esta pessoa tem fé ou não. A fé não é uma compreensão mental ou reconhecimento. Compreensão mental, consentimento, reconhecimento não é fé. A fé não é uma questão da mente. A fé é uma recepção no espírito. A fé falada na Bíblia, particularmente no Novo Testamento, refere-se ao nosso relacionamento com o Senhor - nossa união com Ele - através da fé. Por exemplo, João 3:15 diz, "Que todo aquele que crê para dentro Dele pode ter vida a eterna". A preposição usada aqui é para dentro, não sobre ou ao lado, indicando que nós entramos para dentro do Senhor por meio do crer. Romanos 6:3 diz, "Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados para dentro de Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?" Em chinês "para dentro" parece ser um verbo, mas de fato é uma preposição. Nós podemos usar um interruptor como ilustração. Quando nós viramos o interruptor de um abajur, a eletricidade flui do abajur, unindo o abajur à hidrelétrica. O abajur foi instalado em nossa casa, mas a eletricidade para o abajur está na hidrelétrica. Quando nós cremos no Senhor Jesus, o Senhor Jesus entra imediatamente em nós como o Espírito e como vida. Como resultado, nós temos uma relação de vida, uma união orgânica com Cristo. Crer em Cristo não é algo para entender na mente, concordar mentalmente com ou reconhecer uma doutrina. Pelo contrário, é o espírito dentro do homem tocando Cristo. Quando uma pessoa contata Cristo no seu espírito, pela fé ela entra para dentro de Cristo. Esta é a fé que a Bíblia se refere. Esta fé é a base para o nosso batizar as pessoas. Arrepender Antes de Crer e Invocar Depois de Crer Uma pessoa tem que se arrepender antes de crer. Ninguém pode crer sem se arrepender. Depois de se arrepender, uma pessoa naturalmente vê que o Senhor Jesus é o Salvador e que o Senhor morreu por ele na cruz. Quando ele recebe o Senhor desta maneira, isto é, quando ele crê, o Espírito Santo e a vida de Cristo entram nele. Assim, esta pessoa nasce novamente. Portanto, antes de crer, há arrependimento. Claro que, após crer certamente haverá o invocar. Todo o que se arrepende e crê usa a sua boca para invocar o Senhor. Atos 2:21 diz, "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo". Entretanto, aqueles que somente usam suas mentes para entender e aceitar não invocarão. Quando primeiro aceitei o Senhor, as pessoas me perguntavam se eu era um pecador, e eu dizia que era. Quando as pessoas diziam que Deus existia, eu concordava que Deus existia. Porém, este Deus não tinha nenhum efeito ou impacto dentro de mim porque eu O entendia e concordava com Ele somente em minha mente. Então, quando eu fui batizado, embora eu concordasse com uma doutrina de perdão de pecados do homem, eu não tinha nenhuma consciência do pecado dentro de mim. Eu nunca tinha lamentado ou sentido arrependimento pelos meus pecados. Embora eu reconhecesse a morte do Senhor Jesus na cruz, eu não fui comovido por aquela morte; eu só a reconhecia mentalmente. Um ano depois, após ser iluminado pela obra do Espírito Santo dentro de mim, admiti não somente que eu era pecador, mas também sentia que eu era pecador. Estando profundamente arrependido em meu coração, eu não deixei de me arrepender e confessar os meus pecados. Eu me lembro o dia em que fui iluminado, eu orei em uma montanha me golpeando e confessando meus pecados. Eu fui para Deus, não apenas entendendo a doutrina em minha mente, mas verdadeiramente consciente de meus erros. Este foi meu verdadeiro crer no Senhor. Este tipo de crer nos dá um sentimento interior e nos leva a invocar o Senhor. Então, antes de crer, deve haver arrependimento, e depois de crer, deve haver o invocar. Sempre que nós batizamos e recebemos alguém, em vez de lhe perguntar o quanto ele entende, nós deveríamos lhe perguntar se ele creu ou não. Se uma pessoa não tocou o Senhor em seu espírito, mesmo se ela tenha memorizado a Bíblia toda, ela ainda não é salva. Os principais sacerdotes e os escribas estavam completa-mente familiarizados com as Escrituras. Então, quando que de Rei Herodes indagou deles onde o Cristo nasceria, eles responderam imediatamente, "Em Belém da Judéia" (Mat. 2:4-5). Conhecer a Bíblia na mente é uma questão, mas contatar Cristo no espírito é outra questão. Os homens sábios que buscavam o Senhor não entendiam um versículo sequer das Escrituras, contudo eles puderam encontrar a criança Jesus e oferecer seus presentes a Ele (v. 11). Portanto, quando nós pretendermos batizar alguém, nós não deveremos examiná-lo para saber quanta doutrina ele conhece. Ao contrário, nós devemos tocá-lo para saber se ele creu ou não. A Experiência da Salvação e Regeneração Há uma história de uma pessoa que tinha sido um pregador por muitos anos. Um dia depois de uma reunião ele estava em pé na entrada da capela. A missionária que tinha entregado a ele o sermão daquele dia aproximou-se dele e perguntou, "Você já nasceu de novo?" Esta missionária pregava especificamente sobre arrependi-mento e regeneração, e sempre que ela encontrava as pessoas, ela perguntava se elas nasceram de novo. Este pregador replicou então, "Eu nasci de novo". A missionária meneou sua cabeça e disse, "A maneira como você olha, mostra que você não nasceu de novo". Você diz que nasceu de novo, mas seu tom revela que não nasceu de novo. Quando o pregador foi para casa, quanto mais ele pensava no assunto, mais irado ele ficava. Ele sentia que tinha sido humilhado em público, e ele considerava em ir à mis-sionária e bater nela. Neste contexto, a soberania de Deus foi manifestada, e o Espírito Santo operou dentro dele, dizendo, "Como você pode ser tal pessoa ruim? Alguém lhe falou que você não foi regenerado, e você quer bater nele?" Ele considerou um pouco e então sentiu que realmente era verdade que ele não tinha sido regenerado. Então ele se ajoelhou e confessou os seus pecados, embora percebendo que ele não mais era mais uma pessoa ruim, uniu-se à igreja, tornando-se um pregador, mas interiormente ele ainda era pecaminoso ao máximo. Quanto mais ele confessava, mais triste ele ficava. Depois de orar, porém, ele ficou tão alegre interiormente que não podia esperar até próxima reunião de manhã. Ele foi imediatamente para a casa da missionária. Quando a missionária abriu a porta e viu o pregador, ela disse, "Parabéns, você foi salvo e nasceu novamente!" ILUSTRAÇÕES DE COMO RECEBER AS PESSOAS DE ACORDO COM AS SAGRADAS ESCRITURAS Todos nós que tivemos a experiência da salvação e fomos levados através dela por Deus para saber o que é ser salvo, se arrepender e se voltar a Deus, contatar o Senhor, e ter a presença do Senhor. Nós também sabemos que arrependimento e sentimento interior são do espírito. Com respeito a contatar as pessoas, pode haver várias maneiras para sentir a condição interior de uma pessoa, mas, a realidade da condição dela é a mesma. Porque nós não vemos freqüentemente a condição interior das pessoas, nós podemos receber alguém que tem uma compreensão doutrinal, mas não tem o Senhor dentro dele, ou nós podemos rejeitar alguém que tem o Senhor interiormente, mas que está confuso em relação a uma doutrina. Quando a igreja em Foochow começou um reavivamento, houve muitos jovens que foram salvos e quiseram ser batizados. Isto forçou-nos a colocar de lado todas as nossas velharias e práticas tradicionais. Uma vez durante uma entrevista para o batismo, perguntei para um estudante que queria ser batizado, "Você se sentiria bem em dar o casaco que está usando agora para os pobres?" Ele disse, "Sim". Eu lhe perguntei por que, e ele disse, "que desde que o Senhor Jesus derramou o Seu sangue na cruz por mim, como eu não poderia dar este casaco aos outros?" Neste momento nenhuma necessidade havia de lhe perguntar quantos deuses há ou quem é o Deus Triúno. Se você perguntar para as pessoas com sua mente, elas lhe responderão com as suas mentes, mas se você lhes faz perguntas que tocam o seu ser interior, a condição interior delas será revelada claramente. Eu perguntei a um outro, "Por que você está aqui?" Ele disse, "eu estou aqui para ser batizado". Eu perguntei, "Por que você quer ser batizado?" Ele disse, "eu sou salvo". Eu perguntei, "Como você sabe que você é salvo?" Ele disse, "eu gostava de assistir filmes. Até mesmo quando minha mãe me proibia, eu ainda os assistia. Porém, desde então eu ouvi evangelho e recebi o Senhor Jesus, eu vi quão adorável é o Senhor, assim eu não assisto mais filmes". Naquele ponto não havia nenhuma necessidade para lhe perguntar, "você crê na vida eterna? Você crê num julgamento vindouro?" Ele seguramente acreditava. Eu ainda perguntei a um outro, "qual é o significado do batismo?" Ele disse, "O Batismo significa que nós morremos com o Senhor e fomos sepultados com Ele e que nós não estamos mais unidos ao mundo. Embora eu ainda não esteja claro sobre a Bíblia, uma vez que eu sou batizado, eu nada mais quero além de estar ao lado do Senhor". Você pode batizar este tipo de pessoa sem lhe perguntar mais qualquer coisa. Isto pode ser comparado a comprar farinha. Quando nós formos ao moinho para comprar farinha, nós não precisamos abrir os sacos um por um para ver o conteúdo. Nós só precisamos enfiar uma agulha de prova num saco e então tirar e olhar. Deste modo nós saberemos o que tem dentro. Não teste a mente das pessoas. Ao invés disso, tente tocar a condição interior delas. Alguns dizem que esta maneira de entrevistar para o batismo é muito rápida e pode não ser segura. Porém, farinha de trigo sempre será farinha de trigo. Você não pode transformá-la em arroz abrindo o saco e analisá-la. Nós nos preocupamos com a verdadeira condição interior de uma pessoa. Ela realmente conheceu a Deus? Ela recebeu o Senhor como seu Salvador? Ela se arrependeu? Ela invocou o Senhor? Ela sente a presença de Deus? Nós queremos tocar a verdadeira situação interior do homem e ver se ele é verdadeiramente salvo. Doutrinas recebidas na mente não têm nenhum efeito na salvação de uma pessoa. Algumas pessoas não entendem uma doutrina, mas elas têm um Senhor vivo dentro delas que é a vida delas e está reinando dentro delas. Esta é a maneira de receber as pessoas baseado nas Escrituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Arquivo do blog