João 15:1-9

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Os Mistérios do Reino dos Céus

Desta vez o Espírito Santo nos fala que nós devemos pregar o evangelho do reino dos céus. E o evangelho de Mateus é o evangelho que trata do assunto do reino. E antes do aparecimento do Senhor Jesus, João Batista foi enviado por Deus para preparar o caminho do Senhor, endireitar as suas veredas e nivelar todos os outeiros e montes. E Deus preparou João Batista, ele era, tinha a função de sacerdote. E ele tinha esse ofício de sacerdote e uma das funções do sacerdote era ungir os reis. E o Senhor Jesus então foi batizado por João. Mas João Batista batizava as pessoas com água. As pessoas precisavam mudar o seu parecer. O Antigo Testamento já havia passado. A lei já havia passado. Agora, se começava o Novo Testamento. E apesar de ele ser sacerdote, ele não era da maneira tradicional. Ele não oferecia sacrifícios no Templo. Ele pregava e proclamava a palavra no deserto. Ele não usava as vestes sacerdotais tradicionais. Não usava o éfode. Mas ele se vestia de pelos de camelo. Como sacerdote ele era qualificado para comer das carnes dos sacrifícios e também dos pães da proposição. Mas ele não se alimentava desses itens, antes se alimentava de gafanhotos e mel silvestre. Isso nos mostra um período de transição. O serviço sacerdotal do antigo testamento estava passando e a comissão dele era introduzir o rei do reino dos céus. Louvado seja o Senhor.
Então depois que o Senhor Jesus foi batizado por João Batista então o Senhor Jesus começou o seu ministério terrenal. Ele iniciou o seu ministério terrenal. E ontem, nós vimos que um dos pontos principais foi o chamamento dos seus discípulos. Primeiramente ele chamou 4 discípulos: Pedro, André, Tiago e João. Depois ele chamou também Mateus e outros discípulos mais. E Ele também além desses 12 discípulos tinha uma multidão de discípulos que O seguia. Entre os seus muitos discípulos Ele escolheu 12 que se tornaram os apóstolos. A palavra apóstolo significa enviado. E esses que foram enviados também pregavam que o reino dos céus estava próximo. Então o Senhor Jesus primeiramente na sua pregação Ele mostrou qual devia ser a conduta do povo do céus. E isso é o que nós estudamos ontem em Mt 5-7. Como a palavra é muito rica e tem muitos itens nós não tivemos tempo de cobrir todos os itens. Se o Senhor permitir, no futuro próximo teremos mini conferências ou até mesmo as conferências regionais uma vez acabadas as 24 mensagens que vão compor o alimento diário, então nós poderemos falar sobre esses itens porque são muito ricos.
Então o Senhor Jesus levou os 12 discípulos a andar pela terra da Judéia e fez muitas coisas aqui na terra e também ganhou muitas pessoas e o objetivo dele era introduzir tais pessoas no reino dos céus.
Então nós vimos ontem no viver do povo do reino dos céus no cap. 5 nós vimos as 9 bem-aventuranças. O povo do antigo testamento dava muita atenção para questão da benção, da bem-aventurança. Deus havia prometido a Abraão que a sua descendência seria bendita, seria abençoada e ele receberia a benção. E na descendência de Abraão seriam benditas todas as nações. Sim, no antigo testamento eles buscavam essas bênçãos. Mas no novo testamento vamos ver qual é essa bênção ou o que é essa bênção que o Senhor havia prometido a Abraão no antigo testamento. E os israelitas buscavam essa bênção.
Vamos ler Gl 3:14 (...) Essa bênção quando chega aos gentios o que é? É o Espírito prometido. Louvado seja o Senhor. Os israelitas buscavam a bênção material. Mas para nós que somos crentes em Jesus Cristo essa bênção é o Espírito. Então podemos aplicar essas 9 bem-aventuranças de Mt 5 ao Espírito que nós recebemos. Por exemplo, no v. 3 de Mt 5 diz: “Bem-aventurados os pobres em espírito” ou seja os que se esvaziam no seu espírito os que estão no espírito. Estes são bem-aventurados porque deles é o reino dos céus. “Bem-aventurados os que choram, porque estão no espírito, porque serão consolados.” Os mansos estão no espírito por isso são bem-aventurados e herdarão a terra. Os que têm fome e sede de justiça estão no espírito por isso são bem-aventurados e serão fartos. Os misericordiosos estão no espírito por isso são bem-aventurados e alcançarão misericórdia. Os limpos, os puros de coração são bem-aventurados porque estão no espírito e verão a Deus. Os pacificadores certamente estão no espírito e são bem-aventurados porque serão chamados filhos de Deus. Os perseguidos por causa da justiça estão no espírito e por isso são bem-aventurados porque deles é o reino dos céus. Quando estamos no espírito, nós, por causa do Senhor somos injuriados, somos perseguidos e falam todo tipo de mentira, todo tipo de mal contra nós, por isso somos bem-aventurados, nos regozijamos e exultamos porque grande é o nosso galardão nos céus. Então a bênção que foi prometida para Abraão no antigo testamento quando chega a nós no novo testamento é o Espírito.
E o Senhor Jesus não apenas estabeleceu, constituiu os 12 apóstolos. Mas também os levou para andar por aí, por todos os lugares. E um dia o Senhor Jesus saiu da casa e estava na praia. Agora vamos ler o que está no capítulo 13 de Mateus. E ao se assentar à beira mar Ele começou a falar às multidões por parábolas. No v. 10-16 diz: (...) “a palavra engrandecido no v. 15 foi traduzida por gordo, coberto de gordura”. Mas os vossos olhos estão no espírito. Por isso bem-aventurados os vossos olhos. Pelo fato de vocês estarem o espírito os vossos olhos vêem e os vossos ouvidos ouvem. Aleluia. Pelo fato de vocês estarem no espírito vocês conseguem ver e conseguem ouvir. Louvado seja o Senhor.
 Então o Senhor Jesus lhes falou por parábolas. Quem está no espírito consegue entender o verdadeiro significado das parábolas de Jesus. E uma pessoa que não está no espírito absorve, assimila as parábolas do Senhor Jesus na sua alma e não consegue entender e começa a dar mil e uma interpretações. Por exemplo, um exemplo é a parábola do grão de mostarda do v. 31-32 (...). Então muitas pessoas têm o coração encoberto e têm os olhos cegos, não conseguem ver o verdadeiro significado dessa parábola. E esse mistério, o mistério dessa parábola não lhes é revelado. E essas pessoas lêem essa palavra com a alma e então dão a seguinte interpretação: “Puxa, olha só. A nossa igreja antes era pequenininha como um grão de mostarda. Era a menor de todas as hortaliças. Mas agora, veja a nossa igreja cresceu, cresceu. Agora a nossa igreja é uma grande árvore. Veja, na nossa igreja tem tantos passarinhos aqui que são os anjos. Então ainda pintam quadro e divulgam por aí, os posters. Venham, venham ver a nossa igreja está cheia de aves, de anjos. A nossa igreja está cheia de anjos. Interpretam dessa maneira porque os seus olhos estão encobertos e o seu coração também está encoberto. Esse mistério é aberto somente para aqueles que estão no espírito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Arquivo do blog