João 15:1-9

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.

sexta-feira, 8 de abril de 2011


O mundo de outrora (Hb 2:5-7)


Os atributos do ministro do mundo de outrora


O primeiro mundo, o mundo de outrora, era belíssimo, cheio de luz e harmonia. No livro de Jó, ao descrever como criou o mundo, Deus afirma que, naquele momento, as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam (38:7).
Essa bela criação foi entregue ao governo de Lúcifer, o arcanjo mais destacado de todos. Em Isaías 14, esse anjo de luz é representado pelo rei de Babilônia.
Como governante do mundo de outrora, Lúcifer não podia ser uma pessoa qualquer, mas precisava ser bom, adequado e competente. Por isso Ezequiel 28 diz que ele era o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura (v. 12). Ele se cobria de pedras preciosas (v. 13), que representam os dons que Deus lhe havia dado.
Lúcifer era ainda o querubim da guarda ungido (v. 14) e, de acordo com algumas traduções, foi designado para guardar a arca. Os querubins estão relacionados com a glória, pois sabemos que, no tabernáculo de Deus, havia querubins bordados sobre o véu que separava o Santo Lugar do Santo dos Santos e também dois querubins de ouro cobrindo com suas asas o propiciatório (Êx 36:35; 37:8-9). Tudo isso mostra a formosura, a glória e a honra que Lúcifer possuía, pois os querubins tinham o ministério de guardar e cobrir a arca. Quem imaginaria que um ser assim fosse capaz de se rebelar?
O Senhor nos chamou para servir na igreja e nos equipou com talentos e capacidades, ou dons (Mt 25:15). A história de Lúcifer nos serve de advertência para que não nos orgulhemos. Precisamos reconhecer que nada do que temos ou mesmo do que somos vem de nós, mas do Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br