João 15:1-9

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

NOSSO CONCEITO RELIGIOSO EM OPOSIÇÃO À INTENÇÃO DE DEUS



Ora, temos de ver como Deus pode cumprir Seu propósito.

Antes disso, no entanto, tenho de chamar a atenção para uma coisa. Nosso conceito religioso sempre prejudica o propósito de Deus. Esse conceito religioso diz que temos de fazer algo para agradar a Deus, corrigindo-nos, ajustando-nos e aperfeiçoando­-nos. Pensamos que temos de fazer muitas coisas boas para agradar a Deus. Esse conceito religioso é prevalecente no cristianismo até nos dias de hoje. Espero que o Senhor nos ajude a lançar fora esse conceito nocivo.

O propósito de Deus é divino e sublime. Nenhum ser humano pode cumpri-lo. Você acha que pode cumprir o propósito de Deus? O propósito de Deus, certamente, consiste em Deus expressar-Se a Si mesmo. Como você poderia expressar Deus? É impossível. Deus não tem intenção de lhe pedir para fazer essa ou aquela coisa boa. Talvez seja boa aos seus olhos, mas é tão pobre aos olhos de Deus.

Quando criou Adão, Deus não lhe disse que ele tinha de fazer certas coisas para agradá-Lo ou para glorificá-Lo. Em vez disso, Deus pôs o homem diante da árvore da vida e lhe disse que tomasse cuidado para comer a coisa certa (Gn 2:8-9, 16-17). Isso significa que o homem tinha de comer da árvore da vida. Além da árvore da vida, havia outra árvore, a árvore do conhecimento. O homem precisa ter cuidado. Se ele comer a coisa errada, a árvore do conhecimento, certamente morrerá (v. 17). Não é uma questão de certo ou errado, de bem ou mal; é uma questão de vida ou morte. Se comer a coisa certa, você recebe vida; se comer a coisa errada, você recebe morte.

Deus não tem intenção de pedir que você faça algo certo. A coisa certa e a coisa errada estão em diferentes categorias segundo nosso conceito. Mas, para Deus, tanto o certo como o errado está na mesma categoria. A árvore da vida é uma categoria e a árvore do conhecimento do bem e do mal é outra. Portanto, Deus classifica o bem e o mal na mesma categoria. Você pode pensar religiosamente que o bem que você faz realmente é bom, mas Deus diz: "O seu bem é tão ruim quanto o seu mal. Nunca credito seu bem em sua conta; sempre debito seu bem em sua conta assim como debito seu mal". O bem e o mal não estão do lado do crédito, mas do lado do débito. Deus não tem intenção de Se preocupar com o bem ou com o mal. A intenção de Deus é somente Se preocupar com a vida. Tudo o que você precisa é de vida.

Usemos um cachorro como ilustração. Seja ele um cachorro bom ou um cachorro mau, ele ainda é um cachorro. Seja desobediente ou comportado, ele ainda é um cachorro. Seja sujo, ele é um cachorro; seja limpo, ele ainda é um cachorro. Sua vida e natureza não mudaram. Do mesmo modo, sejamos bons ou maus, nossa vida e natureza ainda são as mesmas. Esta é a razão por que temos de renunciar ao conceito religioso.

A intenção de Deus é poder entrar no homem como uma outra vida para ser a vida desse homem. Deus não tem intenção de pedir que você faça o bem, assim como não tem intenção de pedir que faça o mal. Sua intenção é simplesmente pedir que você O aceite como vida. Somente Ele como a vida dentro de nós pode expressar-Se a Si mesmo. Não podemos expressar Deus; somente o próprio Deus pode expressar Deus. Precisamos de Deus como nossa vida. Achamos que Deus é alguém que está sobre nós, acima de nós ou atrás de nós para apoiar-nos, ajudar-nos e sustentar-nos. De certo modo, isso não está errado, mas não é a maneira central de Deus. A maneira central de Deus é entrar no homem para ser a vida desse homem. Esta é a razão por que Deus fez com que as coisas fossem tão simples ao colocar o homem diante da árvore da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Arquivo do blog