João 15:1-9

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O que é a igreja?


Em grego, a palavra igreja vem de ekklesia que quer dizer assembléia dos que foram chamados para fora. É a assembléia, a reunião dos que foram chamados para fora do mundo, e que assim, estão reunidos em Cristo para buscar a Deus juntos, para cescerem juntos. Por outro lado, a igreja é um corpo em que há vida.
O Corpo de Cristo é a igreja (Colosseses 1:24), e a igreja é o Corpo de Cristo (Ef 5:23)
"Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a Igreja;" (Colossenses 1:24)
"Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à Igreja;" (Efésios 5:29)
Para um corpo físico viver, ele precisa alimentar-se. Da mesma forma, como crentes em Cristo, nós começamos tomando "leite" espiritual (I Pe 2:2). Que são as palavras que conseguimos digerir espiritualmente, pois elas estão de acordo com nossa experiência inicial com o Senhor. Mas não podemos viver para sempre de"leite", pois ficaria debilitados. Com o crescimento gradativo, somos capazes, então, de comer "alimento sólido" (Hb 6:1a).
Mas para que a igreja deve crescer? Os cristãos em geral aceitam o fato de que ser salvo e servir a Deus já está bom. Mas isso ainda é ficar no estágio infantil. Se o Corpo [a igreja] não se desenvolve, não amadurece, como vamos expressar a plenitude de Cristo? Cada parte desse Corpo precisa expressar Cristo. Todos nós, como Seus membros, precisamos expressar Cristo.
Este crescimento de que estamos falando não é numérico, mas refere-se ao amadurecimento dos crentes. Infelizmente, o cristianismo está focado em crescimento numérico, mas a palavra de Deus adverte que para entrar-mos no reino dos céus não basta termos sido salvos, participar de um grupo cristão, ter princípios e boas obras. Precisamos amadurecer a ponto de conhecer a vontade de Deus e praticá-la, nada menos que isso será aceito pelo Senhor.
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. (Mateus 7:2)
Mas como se dá este crescimento da igreja? É através de tomar-mos a palavra de Deus como alimento. Se você vai à Bíblia somente para conhecê-la a fundo e obter dela o conhecimento de verdades, você nunca terá o necessário para seu crescimento. É possível que você não tenha crescido quase nada depois de crer no Senhor por muitos anos. Muitos que estão no meio cristão sequer são salvos! Foi o que o Senhor disse aos peritos da Bíblia no evangelho de João, 5:39 e 40:
Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; mas não quereis vir a mim para terdes vida!

A diferença entre "a Igreja" e "as igrejas" - As Igrejas fundadas pelos Apóstolos
A palavra de Deus nos ensina que a igreja é uma só. Por que, então, os apóstolos fundaram igrejas em cada lugar que visitaram? Se a igreja é o corpo de Cristo, ela só pode ser uma. Assim, como podemos falar de “igrejas”?
Como vimos, o vocábulo "igreja" quer dizer os chamados para fora. Esse termo é usado duas vezes no evangelho: uma vez em Mateus 16:18 e outra em 18:17. Além disso, achamos esse vocábulo freqüentemente em Atos e nas Epístolas. Nos Evangelhos o termo é usado pelo Senhor nas duas ocasiões, mas é empregado em sentido diferente em cada vez.
"Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre essa rocha edificarei a Minha igreja, e as portas do Hades não prevalecerão contra ela" (Mt 16:18).
Que igreja é essa? Pedro confessara Jesus era o Cristo, o Filho do Deus vivo, e o nosso Senhor declarou que edificaria a Sua Igreja sobre essa confissão, a de que, quanto a Sua Pessoa, Ele é o Filho de Deus, e, quanto a Sua obra, Ele é o Cristo de Deus. Essa Igreja compreende todos os salvos, sem referência a tempo ou a espaço, a saber, todos os que são redimidos no propósito de Deus por meio do sangue derramado do Senhor Jesus, e nasceram de novo mediante a operação do Seu Espírito. Essa é a Igreja universal, a Igreja de Deus, o Corpo de Cristo.
"E, se Ele recusar ouvi-los, dize-o à igreja" (Mt 18:17)
O vocábulo igreja é usado aqui num sentido bem diferente do de 16:18. A esfera da igreja a que se refere o termo aqui claramente não é tão abrangente como a esfera da Igreja mencionada na passagem anterior. Em 16:18, Igreja é a Igreja que não conhece tempo ou espaço, mas a igreja em 18:17 é obviamente limitada tanto ao tempo como ao espaço, pois pode-se falar a ela. A Igreja mencionada no capítulo dezesseis inclui todos os filhos de Deus em todas as localidades, ao passo que a igreja mencionada no capítulo dezoito inclui somente os filhos de Deus que vivem em uma localidade; e é por ser limitada a um só lugar que é possível dizer aos crentes que a compõem quais são as nossas dificuldades. É óbvio que a igreja aqui é fisica, e não universal, pois ninguém consegue falar de uma só vez a todos os filhos de Deus em todo universo. Só é possível falar de uma só vez aos crentes que vivem num só lugar.
Temos claramente perante nós dois aspectos da Igreja: a Igreja e as igrejas, ou seja, a Igreja universal e as igrejas físicas. A Igreja é invisível; as igrejas são visíveis. A Igreja não tem organização; as igrejas são organizadas. A Igreja é espiritual; as igrejas são espirituais, contudo físicas. A Igreja é puramente um organismo; As igrejas são um organismo, contudo são ao mesmo tempo organizadas, fato esse comprovado por haver nela presbíteros e diáconos.
Todas as dificuldades da Igreja surgem em conexão com as igrejas físicas, e não a Igreja universal. Esta é invisível e espiritual; logo, ultrapassa o limite humano, ao passo que aquelas são visíveis e organizadas; logo, são passíveis de ser tocadas por mãos humanas. A Igreja celestial é tão distante do mundo que é possível não ser afetada por ele, mas as igrejas terrenas são tão próximas a nós que, se surgem problemas nelas, nós os sentimos vividamente.
A Igreja invisível não põe à prova a nossa obediência a Deus, mas as igrejas visíveis nos provam severamente, pondo-nos frente a frente com questões no plano intensamente prático da vida terrena.
É por isso que muitas pessoas se afastam da igreja no lugar onde vivem, elas preferem servir a Deus sozinhas, poque de outra forma caso sua obediência terá de ser provada e manifestada; um cristão que consegue viver longe dos demais está em rebelião contra o Senhor pois não se submete ao arranjo de Deus sendo ele um membro de Cristo.
Quando estamos com os demais crentes na igreja em nossa cidade, muitas situações acabam ocorrendo e aos poucos as pessoas descobrem quem realmente somos. Esta é uma das pricipais funções da igeja, mostrar quem realmente somos, a fim de que possamos nos arrepender e tomar o caminho da cruz. Deus já sabe quem somos, mas nós não, então Ele nos colocou na igreja. Se evitamos a comunhão com os santos, nunca vamos descobrir.

Mas como encontrar a igreja?

Vimos que a igreja certamente é o melhor lugar pra se crescer espiritualmente. Pois é na igreja que vou conhecer a mim mesmo e isto é sinal de que eu cresci. Mas se eu já cri no Senhor, aonde está a igreja para que eu possa encontrar os demais irmãos e crescer nela?
Assim como você não escolheu nascer, também não pode escolher a igreja em que deve ficar. Esta escolha pertence Àquele que te fez nascer de novo: Cristo. Não diga: "Eu me reúno aonde me sinto bem" pois apesar de soar bonito, precisamos consultar o Senhor. Ele deve dizer em seu espírito humano o que vai ser de você e em qual o lugar deve se reunir para viver a ida da igreja. Não seja leviano nesta questão. Se tiver dúvida sobre como saber a vontade do Senhor, leia o artigo Quem sou eu?
Que o Senhor, na Sua misericórdia, possa guiá-lo. Jesus é o Senhor!
www.facebook.com/pages/Vamos-Desfrutar-do-Senhor/229512003769432


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Arquivo do blog