João 15:1-9

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011


                                      
T
odas as pessoas nascem com um dom, o Dom é um presente de Deus que a todos ele dá conforme a nossa habilidade, tudo isso ocorre conforme o nosso caráter que foi formado ao longo dos anos. (I Coríntios 7:7) - Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra.
Até mesmo nossa profissão é baseada em nossa habilidade interior que é o Dom dado por Deus. Por exemplo, se você é um vendedor e você ama o que faz isso é um dom, o mesmo ocorre com as coisas espirituais, quando chegamos à igreja nos identificamos com algum serviço, que obviamente tem a ver com o nosso dom, esse Don é um sentimento interior de satisfação e amor, ficamos então, focados somente em fazer sempre o melhor naquela função, isso é um dom.
Deus somente nos usa fundamentado no nosso dom, esse sendo exercitado será o nosso ministério, vejamos alguns exemplos bíblicos: (I Pedro 4:10) -  Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
Pedro era pescador de peixes e virou pescador de homens, seu dom era ganhar capturar as coisas, Deus então usou para capturar vidas para ele, e isso tornou um ministério na vida de Pedro. (Lucas 5:10) -  E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.  Paulo fabricante de tendas, seu dom era construção, edificação, Deus o usou baseado no seu dom o fazendo edificador de igrejas, esse era o seu ministério. (Atos 18:3) - E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas.  João por exemplo era remenda dor de redes e foi usado aperfeiçoa dor das igrejas levando Espirito e vida. (Marcos 1:19) -  E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes.  Vemos então, que Deus os usou baseado em seus dons inatos.
Sabemos que pelo exercitar dos dons tornam-se ministérios, quais são os ministérios. (Efésios 4:12) -  Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
1.     Ministério da Palavra (Atos 6:4) - Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
2.   Ministério dos Serviços (II Coríntios 8:4) - Pedindo-nos com muitos rogos que aceitássemos a graça e a comunicação deste serviço, que se fazia para com os santos.
3.     Ministério das Riquezas materiais (II Coríntios 9:12) -  Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus.

Todos os dons são usados e exercitados para que se torne ministério visando a Edificação do corpo de Cristo, que é a igreja. Pelo exercitar dos dons recebemos graça (Efésios 4:7) - Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. que é o próprio Deus sendo dado a nós, e sabendo que a essência de Deus é o amor, então, podemos afirmar que pelo exercitar os dons recebemos não somente Deus, mas o seu conteúdo que é o amor que é o dom soberano e não só isso, mas, que o conteúdo do ministério é a vida e o amor, tendo vida e amor podemos aperfeiçoar os santos em amor visando ao crescimento do corpo de Cristo, até chegarmos a plenitude de Cristo. Sabemos que é o amor que nos motiva e sem amor não a obra, e sem obra não a edificação dos santos. (I Coríntios 8:1) - ORA, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica. (I Coríntios 16:14) -  Todas as vossas coisas sejam feitas com amor. (Efésios 4:16) -  Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. (Colossenses 3:14) -  E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
Vemos o amor de Cristo em todas as suas dimensões. Nós o experimentamos por meio da graça, a qual é Deus dando o Seu próprio Filho a nós. A Sua vida é o amor, pois ela é cheia de amor. Na igreja temos Cristo como nosso fundamento. Em outras palavras, o amor é o nosso fundamento. Assim, na igreja somos arraigados e alicerçados em amor. A estabilidade de uma árvore está em suas raízes. Mesmo sob forte ventania, ela permanece firme. Da mesma forma nós, para que estejamos firmes e inabaláveis, precisamos lançar raízes em Cristo.
(I Coríntios 13:13) - Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.





O Amor é Paciente, o que é paciência?
No v. 4, o primeiro ponto é que o amor é paciente. Apenas essa frase neste versículo nós precisamos aprender toda a nossa vida. O amor é paciente. Paciência não é: “Ó, o tempo está frio e eu não trouxe roupa. Vou agüentar aqui firme. Tenho que ter paciência. Na conferência em fevereiro não tínhamos ainda ar condicionado. Era muito quente. Eu tenho que agüentar, ter paciência”. Ter esse tipo de paciência é fácil, mas se você quiser ter paciência com o irmão até que ele negue a sua vida da alma, não é fácil.  Esperamos que os irmãos possam negar a sua vida da alma, para eliminar mais cedo a sua vida da alma. Amados irmãos, para isso é preciso realmente de paciência. Que o Senhor tenha misericórdia. Mas aqui na definição do amor, o primeiro é ser paciente, longânimo. Longanimidade indica um tempo longo. Essa paciência tem que ser longânime, de longo prazo. Para isso é preciso você negar a sua vida da alma.
Como podemos fortalecer a nossa paciência?
A paciência humana desenvolve-se através das tribulações. A Bíblia diz em Romanos 5:3 “E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança. Tiago 1:3-4 “Sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.”
A nossa paciência depende da qualidade da nossa relação pessoal com Deus. A Bíblia diz em Apocalipse 14:12 “Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.”
Os cristãos são pacientes uns com os outros. A Bíblia diz em Efésios 4:2 “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor.”
Aqueles que são pacientes herdarão o que lhes foi prometido. A Bíblia diz em Hebreus 6:12Para que não vos torneis indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.”
Espera com paciência a vinda do Senhor. A Bíblia diz em Tiago 5:7-8Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes; fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima.”
O Amor não arde em ciúme, o que é ciúme?
Na obra, muitas vezes há ciúmes. O irmão ganhou a graça especial do Senhor. Então o outro fica com ciúmes: “Isso não é nada. Eu faço melhor que ele”.  Amados irmãos, sabe que o ciúme chega a um extremo que vem o homicídio. Basta olhar para a história de Caim e Abel. A oferta de Abel foi aceita e agradável por Deus. E qual foi a atitude de Caim? De ciúme. O amor não arde em ciúmes. Para praticar isso realmente não é fácil. Mas não somente não arde em ciúmes, você ainda tem que receber ajuda dele. As coisas que ele fez e que agradou a Deus, nós também queremos ganhar isso para sermos agradáveis a Deus também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Arquivo do blog