João 15:1-9

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

UM JOVEM NO PLANO DE DEUS




Saulo de Tarso foi um jovem no plano de Deus. Ele foi chamado pelo Senhor de acordo com o Seu plano e
para o Seu propósito. Atos 7:58 diz que "as testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem,
chamado Saulo." Em Gálatas 1:14, Paulo diz que se avantajava no judaísmo a muitos de sua idade.


O HOMEM - O CENTRO DO PLANO DE DEUS


Nosso Deus, que é cheio de sabedoria, tem um plano e o universo inteiro foi criado segundo o Seu
propósito, Sua vontade, Seu plano. Devemos conhecer o que é o plano eterno de Deus. No próximo capítulo
veremos mais a respeito disso. A posição do homem, o lugar do homem no plano de Deus é muito central.
É absolutamente correto dizer que a Bíblia é um livro cheio de Cristo; contudo, podemos também dizer
que a Bíblia é um livro cheio de homens. Até o próprio Deus tornou-se um homem (Jo 1:1, 14). Jesus é o
Deus completo e o homem perfeito. Mesmo depois de Sua ressurreição e ascensão, Ele ainda é um homem.
Antes de Estevão ser apedrejado, ele disse que viu "os céus abertos e o Filho do homem em pé à destra de
Deus" (At 7:56). Estevão viu o Senhor Jesus como o Filho do homem nos céus. O homem é o centro do
plano de Deus. Uma roda de bicicleta pode ter um eixo com muitos raios. O eixo e os raios subsistem na
roda. Se o eixo, o centro, for tirado, os raios cairão. Da mesma maneira, sem o homem como o centro, o
plano de Deus desabaria.


DEUS USA OS JOVENS PARA MUDAR A ERA


Podemos também ver que todas as pessoas que foram chamadas por Deus para levar a cabo o Seu mover
em cada época eram jovens. Isso não significa que Deus não queira usar uma pessoa idosa ou que Deus não
ame os mais velhos. Mas a Bíblia revela que todas as pessoas chamadas por Deus eram jovens. Você pode
pensar que Moisés foi chamado por Deus quanto tinha oitenta anos. Mas você. tem de perceber que Moisés
possuía algo divino trabalhando nele mesmo antes de ter quarenta anos. Desde sua juventude ele tinha
algo a ver com Deus. Quando tinha oitenta anos, não era a primeira vez que Deus vinha a ele. Deus viera a
Moisés quando ele era jovem (At 7:20-29). Você pode indicar Abraão que tinha setenta e cinco anos
quando foi chamado por Deus (Gn 12:1-4). Mas se ler cuidadosamente a bíblia, verá que Abraão tinha
setenta e cinco anos quando seu pai Terá morreu em Harã (Gn 11:32). Atos 7:2 diz-nos que "o Deus da
glória apareceu a nosso pai Abraão, quando estava na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã". A primeira
vez que Deus chamou a Abraão foi enquanto seu pai ainda vivia, e o segundo chamamento veio após seu
pai ter morrido. Portanto, a primeira vez que Deus veio a Abraão este tinha muito menos do que 75 anos.
Por outro lado, devemos perceber que para a época de Abraão, um homem com 75 anos era ainda muito
jovem. Não quero dizer com isso que Deus nunca chamará uma pessoa mais velha, mas a Bíblia e a história
da igreja mostram que na maioria das vezes Deus teve um novo mover com os jovens.
Deus chama os jovens para levar a cabo Seu mover porque, falando de maneira genérica, os jovens não são
inflexíveis, bitolados ou ocupados. Uma pessoa idosa, normalmente, é totalmente inflexível. E bastante
difícil ela ter uma mudança interior. Também em tudo ela tende a estar enraizada. Não lhe é fácil mover-se


com o Senhor. Os de mais idade tendem a estar ocupados com muitas coisas. Deus não pode chamar os que
são inflexíveis, bitolados ou ocupados porque sempre que Ele chama alguém, é porque Ele tem algo novo
para fazer. Ele chama alguém porque tem um desejo de mudar a era, de fazer algo novo e revolucionário.
Desde a época da criação, Deus tem sempre avançado. Ele tem um plano e com esse plano Ele tem um
objetivo, uma meta. E para alcançar essa meta Ele tem de avançar cada vez mais. Em cada passo do
avançar do Senhor, há sempre algo novo. Com pessoas como Adão, Abel, Noé, Abraão, Moisés e ' Davi
houve sempre um novo passo no avanço do Senhor. E difícil para Deus avançar com pessoas idosas porque
elas tendem a ser inflexíveis, bitoladas e ocupadas. E muito mais fácil para Deus fazer algo revolucionário
com os jovens, mudar a era de uma direção para outra.
Você pensa que Deus está satisfeito com a presente situação do cristianismo? Não acha que o sistema
religioso atual é algo velho demais? Não crê que Deus está esperando uma oportunidade para fazer algo
novo, para ter uma mudança, para mudar a era? O registro da Bíblia mostra-nos muitas mudanças. Houve
mudança na história com Noé, com Abraão, com Moisés, com Davi e com Isaías. Depois houve uma grande
mudança com João Batista. Finalmente, a maior mudança na história da humanidade foi trazida por um
jovem chamado Jesus, quando Ele tinha trinta anos. Então o Senhor prosseguiu em Seu ministério celestial
com os apóstolos.
Ao longo da história da igreja podemos ver como o Senhor levantou jovens para mudar a era. O Senhor
levantou Martinho Lutero durante a Reforma, para tirar a humanidade da Era das Trevas (*). Isso foi uma
mudança de era. Deus está sempre fazendo algo novo. Ele está sempre prosseguindo. Falando de maneira
geral, Deus não dá algo novo por intermédio de pessoas idosas, mas sempre por meio de pessoas jovens.
Martinho Lutero era jovem quando foi chamado e tratado pelo Senhor. Zinzendorf era jovem quando foi
capturado pelo Senhor, do mesmo modo que John Nelson Darby, o líder dos Irmãos Unidos. John Wesley,
Charles Wesley e George Whitefield também eram jovens quando foram chamados pelo Senhor.
Missionários que o Senhor usou na história da igreja para evangelizar o mundo, como Hudson Taylor,
William Carey e David Livingstone, foram chamados pelo Senhor quando jovens.
(*) Refere-se à Idade Média, quando o povo em geral não tinha acesso ao saber, especialmente no que diz respeito
às questões espirituais, que, muito misturadas com superstições e magia, estavam sob o domínio da Igreja
Católica Romana (N. do T.).
É difícil achar um caso na Bíblia ou na história da igreja onde Deus tenha chamado uma pessoa idosa para
fazer algo por Ele de uma maneira nova. Isto porque cada parte do serviço de Deus é algo novo. Deus está
sempre avançando, prosseguindo; assim, Ele sempre necessita de um novo começo com uma nova
natureza numa nova maneira para uma nova época. O homem é tão fundamental no plano de Deus;
todavia, ele deve ser usado por Deus enquanto ainda é jovem. Quando você se tornar velho, o tempo para o
chamamento de Deus, o tempo para Deus usá-lo estará praticamente terminado. Não quero dizer que o
tempo da salvação de Deus está terminado. Muitas pessoas mais velhas têm sido salvas por Deus, mas o
tempo para o Senhor usá-las está praticamente terminado.


MANTER-NOS VAZIOS, ABERTOS, COM FRESCOR, NOVOS, VIVOS E JOVENS PARA O SENHOR


O primeiro jovem usado por Deus na Bíblia foi Adão. Deus não criou um velho. A palavra "velho" veio da
queda. Se o homem não houvesse caído, ele nunca envelheceria. Se o homem não houvesse caído, ser-lheia
possível viver por muitos anos e nunca envelhecer. Deus não tinha a intenção de ter muitos velhos. A
intenção de Deus é ter muitos jovens sendo cada um deles cheio de frescor, de novidade e de vida. Nenhum
de nós deve ser velho. Ser velho significa ser inflexível, bitolado e ocupado. Às vezes, alguns irmãos
referem-se a mim como um velho irmão. Isso parece ser respeito por mim, mas na verdade não gosto de
ouvir isso. Não me vejo como um velho irmão. Não sou inflexível, bitolado e ocupado. Precisamos exercitar
sempre ser jovens, ser novos, renovados, cheios de frescor e de vida o dia todo. Somente quando você é
jovem há a possibilidade de Deus vir chamá-lo, escolhê-lo e usá-lo para fazer algo novo. Necessitamos dar


ao Senhor caminho para Ele continuar Seu mover progressivo por meio de nós. Espero que você seja um
canal vivo, cheio de frescor e novo para que o Senhor continue à Sua própria maneira. Isso exigirá que se
oferte a Ele, para cooperar com Ele.
Quando D. L. Moody era jovem, ouviu alguém dizer que algo maravilhoso poderia ser feito nesta terra se
um homem, em se oferecesse totalmente a Deus, para ser totalmente possuído e ocupado por Ele. Quando
ouviu essa palavra ele imediatamente respondeu a ela. Ele se deu totalmente ao Senhor. Aquele foi o
segredo de Deus ter podido usar tanto D. L Moody e a razão pela qual o Senhor pôde avançar tanto em Seu
caminho por intermédio de D. L Moody. Espero que recebamos essa comunhão e digamos ao Senhor:
"Senhor, eu Te agradeço porque ainda sou jovem. Não quero em nada ser inflexível, bitolado ou ocupado.
Quero ser totalmente aberto para Ti para o Teu novo mover nesta terra. Senhor, eu me dou a Ti. Vem e
ocupa-me, toma-me e possui-me para o Teu mover atual nesta terra". Se orarmos ao Senhor dessa
maneira, seremos pessoas que mudarão a era.
Há sempre algo novo para ser realizado por Deus. O Espírito Santo está agora trabalhando e movendo-se
no coração dos filhos de Deus para levar a cabo o Seu mover. Ele está pronto, mas está esperando que
algumas pessoas cooperem com Ele. A situação da religião de hoje não pode satisfazer a Deus. Deus quer
fazer algo novo. Ele quer fazer coisas novas no que diz respeito à vida, ao conhecimento de Cristo, à
experiência de Cristo, à pregação de Cristo, ao dispensar de Cristo e ao expressar Cristo. As doutrinas, as
formas, a organização, os rituais, os regulamentos da religião organizada e os dons miraculosos não podem
satisfazer a Deus nem podem cumprir Seu propósito. Essas coisas não são o desejo do coração de Deus.
Deus quer fazer algo novo. Ele deseja que o próprio Cristo seja conhecido, percebido, experimentado e
expresso de maneira plena e viva. Se você está ocupado com dons miraculosos ou com conhecimento
bíblico, Deus não pode vir e usá-lo para o Seu mover atual. Se tem alguma forma, organização ou ritual já
estabelecidos, não pode ser usado pelo Senhor para cumprir Seu propósito. Você tem de ser novo, vazio e
aberto, dizendo ao Senhor que não está aqui para nada desta terra, senão somente para Ele. Precisamos
dizer ao Senhor que não estamos aqui para a religião, nem estamos concentrados em ensinamentos,
doutrinas ou dons, mas estamos aqui totalmente para o próprio Cristo.
Se deseja ter frescor, ser jovem e novo para o Senhor, Ele terá um caminho para levar a cabo Seu novo
mover por meio de você. Foi por isso que o Senhor disse em Lucas, 18:17: "Em verdade vos digo: Quem
não receber o reino de Deus como uma criança, de maneira alguma entrará nele." Uma criancinha, por não
estar cheia de velhos conceitos nem ocupada com eles, pode facilmente aceitar uma nova idéia. Portanto,
as pessoas necessitam receber o reino de Deus como algo novo, com um coração livre, como uma criança.
Você pode ser um irmão velho em idade e ainda ser novo no espírito, porque não é inflexível, bitolado ou
ocupado. Sempre que nos abrimos absolutamente para o Senhor, Ele tem um caminho para dispensar algo
novo, fresco e real Dele mesmo, de Seu pensamento e desejo para dentro do nosso ser. Que o Senhor ganhe
um grupo de pessoas nestes dias para mudar a era para o Seu novo mover.
Se conseguisse ajudar outros a serem salvos e levantados para amar o Senhor, para seguir o Senhor, isso
me alegraria. Mas não estarei de fato satisfeito até que saiba que um bom número de santos possa ser
usado pelo Senhor para mudar a era por meio da vida e do trabalho deles. Não estamos apenas tendo
comunhão sobre salvação ou espiritualidade, mas estamos tratando do propósito eterno de Deus. Os
jovens necessitam perceber que estão na melhor idade para serem usados pelo Senhor. O Senhor necessita
de você como um canal pelo qual Ele possa levar a cabo Seu mover. A maneira de você aproveitar essa
oportunidade é ir ao Senhor para abrir-se e esvaziar-se. Você precisa dar-se a Ele e permitir que Ele o
tome, que Ele o possua. Nunca tenha algo inflexível, bitolado ocupando seu interior. Mantenha-se vazio,
aberto, fresco, novo, vivo e jovem para o Senhor. Então o Senhor será capaz de prosseguir por seu
intermédio de maneira maravilhosa. Todos precisamos consagrar-nos uma vez mais ao Senhor para Seu
eterno propósito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br